Corpus Christi em BH conta com missas presenciais em momento de renovação
Igrejinha da Pampulha é um dos templos abertos no feriado. Leste ano, não teremos os tradicionais tapetes, mas em seguida a celebração da Missa, um “galeria de luz”, feito a velas, iluminará o jardim do lugar
Em inauguração às comemorações de Corpus Christi, quinta-feira (3), o prior de Belo Horizonte, Dom Walmor e o diácono Célio Nunes celebraram uma missa privativo na Igrejinha da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte.
Na homilia, Dom Wamor reforçou a influência da conexão com Deus, enquanto se deslocando, nas tarefas diárias. Deus porquê o pai que se faz presente, diariamente, entre os homens, por meio da Eucaristia. “Nesse momento de pandemia, Corpus Christi tem um significado mais profundo, de renovação da fé. Uma fé que precisa ser testemunhada, crescer na solidariedade, em entendimento e na fraternidade”, explicou o clérigo.
Os fiés chegaram à capela logo cedo. Uma das primeiras a tomar seu assento foi a nutricionista Lívia Castro, 35. Originário de Campo Belo, por justificação da pandemia esse é o primeiro ano que ela não poderá visitar a família. “A celebração para nós católicos é de suma prestígio, pois traz esperança, a transformação do vinho em sangue e do pão em corpo, essa fé de que é provável transformar e que dias melhores. A vacinação está andando, está cada vez mais próxima da população e precisamos confiar”, ressalta.
O diácono Célio Nunes também destacou a prestígio da fé. “Deus nunca nos deixa só. Ele se fez pão para forjar essa conexão, logo, nesse momento de pandemia, mais do que nunca, a celebração de Corpus Christi tem um sentido mais possante”, reforça.
Às 18h, dom Walmor se une aos peregrinos do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia. Durante a celebração, será oficializada a mudança de nome do Santuário Arquidiocesano, anteriormente, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário da Culto Perpétua.
Leste ano não haverá os tradicionais tapetes, mas em seguida a celebração da Missa, um “galeria de luz”, feito a velas, iluminará o jardim do templo religioso, por os carros vão poder passar para receber a bênção com o Santíssimo Sacramento, logo em seguida a Missa, às 19h.
Cidades históricas
No Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia os tradicionais tapetes de serragem serão confeccionados ao volta do Santuário e no interno da Igreja.
A programação das celebrações de Corpus Christi no Santuário de Santa Luzia prevê missas às 19h, seguida de Culto ao Santíssimo Sacramento e Procissão Motorizada. A programação será concluída com Missa às 20h e Esquina do Te Deum. Endereço: Rua do Serro, nº 352, Meio, Santa Luzia (MG).
Sabará
O tradicional tapete será prestes no meio histórico. Haverá procissão motorizada com bênção do Santíssimo no meio da cidade. Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a missas será celebrada às 15h. Às 16h haverá carreata. Às 17h30, bênção com o Santíssimo Sacramento no meio histórico, onde será prestes o tradicional tapete para a procissão com a Eucaristia. Às 19h, a programação será concluída com Missa. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na Rossio Getúlio Vargas, S/N, Sabará.
Corpus Christi
No Dia de Corpus Christi, a Igreja, no mundo inteiro, celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.
[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia