Coronavrus: rede de sade de BH em alerta e sob presso – Gerais

[ad_1]
Respons
Responsvel por 22,1% das requisies de internao por COVID-19 em Belo Horizonte, Sabar conseguiu ontem credenciamento de vagas pelo SUS na Santa Morada lugar (foto: Fotos: Leandro Couri/EM/D.A Press )

Em estado de alerta em relao ocupao de leitos no sistema de sade, Belo Horizonte recebeu solicitaes de 60 municpios do interno para internao de pacientes com suspeita de COVID-19. O nmero corresponde ao perodo entre 1º de maro e 5 de julho, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Sade, solicitado pelo Estado de Minas.

 

Ao todo, foram feitas 5.406 solicitaes de internao para pacientes com suspeita de COVID-19 em Belo Horizonte. Desse nmero, 780 pedidos (14,4%) foram provenientes de pacientes de outras cidades. Em relao aos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), a capital recebeu 1.067 requisies, sendo 312 (29,2%) de municpios do interno e da Regio Metropolitana (RMBH).

 

 

“Temos que fazer uma avaliao dos 59 municpios, porque o seguinte: so municpios totalmente diferentes e de regies diferentes, de negócio com as macro e microrregies. Ns pertencemos a uma microrregio onde temos 13 cidades, incluindo Belo Horizonte, entre outros municpios. Porquê somos regulados por Belo Horizonte, a vida toda temos que pegar o nosso paciente e levar para Belo Horizonte. Levando para a capital, BH faz o tratamento do paciente e recebe por aquele paciente via Sistema nico de Sade (SUS)”, disse o prefeito de Sabar, Wander Borges, reportagem.

 

Ontem, a Prefeitura de Sabar conseguiu credenciar 20 leitos da Santa Morada da cidade junto Secretaria Estadual de Sade. Em maro, a administrao municipal j havia tentado cadastrar as unidades, mas no obteve sucesso. Com isso, o ‘projecto B’ do Executivo era remunerar as vagas com recursos prprios, caso, de roupa, no conseguisse amplificar o reforo no sistema estadual. Um respiro no sistema de sade da cidade, que continuar tendo a regulao de BH.

 

“Recebemos com muita alegria (a notcia do credenciamento dos leitos), sobretudo com esforo desse conjunto de aes. Eu falo que esta guerra contra a COVID-19 uma guerra que todos ns estamos perdendo, mas que a gente tem que lutar, unir foras, para solucionar os problemas. Estamos felizes e satisfeitos. Vamos continuar atendendo os nossos pacientes com uma retaguarda direta da cidade, mas, tambm, no deixaremos de participar da regulao da capital, que est pactuada por meio do SUS cá no estado”, afirmou.

 

A SES informou reportagem que faz um estudo em todas as regies do estado para identificar a quantidade de leitos j existentes e quantos so passveis de ampliao, levando em conta equipamentos, recursos humanos e profissionais de sade. Novas aberturas de leitos, de negócio com a pasta, seguem todos os critrios no Projecto de Contingncia Regional, que mapeia hospitais e instituies de sade que poderiam ter oferta ampliada de vagas.

 

Outras cidades da RMBH tambm esto entre as principais solicitantes de internao para pacientes com suspeita de coronavrus, porquê Santa Luzia (18,2%), Ribeiro das Neves (10,4%), Vespasiano (8,5%) e Pedro Leopoldo (5,5%). Os cinco municpios representam mais de 60% dos pedidos. O restante dividido entre as outras 55 localidades.

 

Historicamente, 43% das internaes nos hospitais de Belo Horizonte so de pacientes de outros municpios. Ainda de conciliação com a Secretaria Municipal de Sade, todo o planejamento feito para atendimento COVID-19 levou em considerao o fluxo de demanda hospitalar para Belo Horizonte das cidades da regio metropolitana e de outros municpios.

Ocupao recorde


No boletim epidemiolgico divulgado pela Secretaria Municipal de Sade ontem, Belo Horizonte registrou a maior taxa de ocupao de leitos de UTI para a COVID-19 desde o incio da pandemia, com 92% das unidades ocupadas – no boletim de segunda, o nmero estava em 91%. A capital, de combinação com os dados da pasta, tem 360 leitos de terapia intensiva para pacientes com COVID. Ontem, restavam somente 29.

 

Ao todo, BH conta com 1.025 leitos no totalidade (UTI COVID-19 e demais doenas). Desses, 88% esto ocupados. O quadro classificado na zona vermelha, uma vez que passou da filete dos 70%. Quando entra nessa situao, h maior risco de colapso do sistema de sade, o que dificulta uma eventual flexibilizao das atividades econmicas.

J em relao aos leitos de enfermaria, em Belo Horizonte, so 937 para COVID-19 no totalidade. Desses, 76% esto ocupados, segundo o ltimo boletim, tambm recorde. Considerando todos os 4.600 leitos de enfermaria da rede SUS na capital, a taxa de ocupao era de 67%. (Colaborou Gabriel Ronan)

O que o coronavrus


Coronavrus so uma grande famlia de vrus que causam infeces respiratrias. O novo agente do coronavrus (COVID-19) foi desvelado em dezembro de 2019, na China. A doena pode provocar infeces com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vdeo: Por que voc no deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Porquê a COVID-19 transmitida? 

A transmisso dos coronavrus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secrees contaminadas, porquê gotculas de seiva, esternutação, tosse, catarro, contato pessoal prximo, porquê toque ou aperto de mo, contato com objetos ou superfcies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vdeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavrus?


Porquê se prevenir?

A recomendao evitar aglomeraes, permanecer longe de quem apresenta sintomas de infeco respiratria, lavar as mos com frequncia, tossir com o antebrao em frente boca e frequentemente fazer o uso de gua e sabo para lavar as mos ou lcool em gel aps ter contato com superfcies e pessoas. Em morada, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vdeo: Flexibilizao do isolamento no 'liberou universal'; saiba por qu

Quais os sintomas do coronavrus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gstricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vtimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Sndrome respiratria aguda severa
  • Insuficincia renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avanam na identificao do comportamento do vrus. 

Vdeo explica por que voc deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vrus

Nas redes sociais, a propagao da COVID-19 espalhou tambm boatos sobre porquê o vrus Sars-CoV-2  transmitido. E outras dvidas foram surgindo: O lcool em gel capaz de matar o vrus? O coronavrus mortal em um nvel preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar vrias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS no teria condies de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um mdico perito em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavrus.

Coronavrus e atividades ao ar livre: vdeo mostra o que diz a cincia

Para saber mais sobre o coronavrus, leia tambm:

 


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia