Com que frequência podemos furar a dieta?

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Quantas vezes não prometemos um estilo de vida mais saudável a partir da próxima segunda feira? Isso envolveria fazer mais exercícios físicos e comprar bons hábitos nutricionais. Mas esses planos começam a falhar antes mesmo de serem iniciados por perguntas porquê a que abordaremos hoje: com que frequência podemos furar a dieta?

O que é uma dieta?

Uma dieta é um projecto nutricional que é seguido meticulosamente com um determinado objetivo. Podemos expor que uma pessoa com a doença celíaca – intolerância ao glúten – deve seguir uma dieta sem glúten. Portanto, ela precisa tomar desvelo com os mantimentos que for consumir.

A termo ‘dieta’ é frequentemente usada com outras conotações, porquê a de perda de peso. As dietas para perda de peso geralmente são planos ou estratégias alimentares baseadas em uma restrição calórica.

Assim, restringindo determinados provisões, seremos capazes de reduzir o número de calorias que o nosso corpo consome e, dessa forma, perderemos peso ao longo do tempo. No entanto, em muitos casos, esses planos alimentares são tediosos e têm pouca adesão ao longo do tempo.

Dieta ou projecto nutricional?

Embora estejamos falando da mesma coisa, ultimamente há uma tendência para diferenciar os dois conceitos: dieta e projecto nutricional.

Embora, porquê explicamos anteriormente, a termo dieta esteja associada a uma obrigação restritiva e tediosa, o projecto nutricional seria definido porquê o conjunto de estratégias mais propício para compreender a saúde e o muito-estar de uma pessoa.

Um projecto nutricional não se concentra em restringir mantimentos ou calorias, mas em educar as pessoas sobre a prestígio de escolher os provisões corretamente e sobre os efeitos que eles terão no nosso corpo.

Dieta ou plano nutricional?

Isso pode ser exemplificado de uma maneira muito simples. Um desportista que deseja melhorar o seu desempenho em uma determinada disciplina começará a consumir e repousar melhor para aumentar o seu desempenho.

Essa pessoa estará pensando na comida porquê um combustível. Logicamente, todos nós queremos que esse combustível seja da mais subida qualidade provável para manter o nosso corpo saudável.

A pergunta foi feita corretamente?

Se tivermos entendido a diferença entre nutrição e dieta, veremos que a questão de furar a dieta está errada em todos os aspectos. Porquê atletas, devemos nos preocupar em fornecer ao nosso corpo os melhores nutrientes e priorizar os provisões saudáveis e pouco processados.

Restringir as calorias que ingerimos e passar míngua geralmente é uma estratégia fadada ao fracasso. Uma vez que começamos a habituar o nosso corpo a consumir adequadamente, os objetivos estéticos serão alcançados ao longo do tempo, principalmente se praticarmos exercícios físicos.

Por todos esses motivos, se entendermos que nós somos aquilo o que comemos e que isso influencia o nosso desempenho esportivo, nosso muito-estar quotidiano e a nossa saúde, começaremos a nos cevar melhor.

Uma pessoa que come corretamente e regularmente pode furar a dieta e consumir alguma guloseima sempre que quiser. Mas esse relutância será pontual, uma vez que essa pessoa entenderá que está consumindo um iguaria que, se ingerido regularmente, não irá nutrir adequadamente seu corpo.

Recomendações para os atletas sobre furar a dieta

Devemos entender que os planos nutricionais são personalizados. Cada pessoa tem um metabolismo e constituição corporal diferentes.

Para pessoas com certas noções de nutrição e tirocínio, pode ser fácil fazê-lo por conta própria. Nós recomendamos procurar um profissional de saúde que forneça as diretrizes apropriadas para uma melhor nutrição.

A seguir, forneceremos uma série de dicas gerais para quem deseja saber porquê deve ser um projecto nutricional adequado:

  • Devemos priorizar vitualhas integrais e pouco processados. Ovos, carnes, peixes, frutas e legumes devem ser a base da nossa nutrição.
Recomendações para os atletas
  • É recomendável optar por carboidratos de absorvência lenta, pois eles melhoram nosso sistema hormonal e favorecem a liberação correta de insulina. Um exemplo são as verduras.
  • Consuma uma quantidade correta de proteína por dia, de origem vegetal e bicho. Lembre-se de que a proteína é o macronutriente que repara os músculos em seguida o manobra.
  • Evite o açúcar tanto quanto provável. Existem estudos que vinculam o consumo de açúcar à inflamação muscular.

Finalmente, além de nos preocupar com aquilo que consumimos, é de vital relevância nos manter hidratados durante o dia bebendo muita chuva. Com essas recomendações básicas e os conselhos específicos de um nutricionista, seremos, sem incerteza, capazes de melhorar a nossa qualidade de vida em todos os aspectos.


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