CENTRO DE ARTE POPULAR-CEMIG abre a exposição “Tempo de Fé – Devoções”


 

Mais de três milénio peças cunhadas em madeira, prata, parafina, gesso, dentre os vários elementos que representam a fé integram a exposição Tempo de Fé – Devoções, que será ensejo no Centro de Arte Popular-Cemig, integrante do Circuito Liberdade, no dia 25 de agosto, às 19 horas. Entre a totalidade das peças, constam imagens, oratórios e ex-votos, obras que retratam a religiosidade do povo brasílico e a riqueza da identidade devocional advinda do período colonial, representada através de grupos culturais distintos. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Cultura, o Centro de Arte Popular-Cemig e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Gerais – IEPHA, instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura de Gerais. A ingressão é gratuita.

CAP-Devocoes-01 Foto-PS 2

A exposição, que será ensejo para visitação a partir do dia 26, compõe-se de imagens, oratórios e ex-votos, obras que retratam a religiosidade do povo brasílico e a riqueza da identidade devocional advinda do período colonial, representada através de grupos culturais distintos.

A mostra tem curadoria de João Caixeta, professor da Universidade Estadual de Gerais (UEMG), que detalha informações do teor. “Pela fé e sua renovação diária, os Santos e oratórios estão presentes nas casas, protegendo e reafirmando a devoção dos fiéis. São peças genuínas que representam o universo popular por meio das quais se podem revelar secção da identidade de um povo. Esta exposição pretende estimular a premência da percepção desse recorte de nossa cultura de modo a comemorar sua riqueza, com sentido aguçado, prospectando as novas gerações, atentando para a riqueza de nossas tradições culturais”.   

Na exposição, os espaços da fé serão divididos em duas salas, que recebem a denominação de Sala dos Milagres e Sala Rogai por Nós, que juntas apresentaram um montão de de três milénio peças, cunhadas em madeira, prata, parafina, gesso, dentre os vários elementos que representam a fé.

CAP-Devocoes-02 Foto-IC

Na Sala dos Milagresé apresentadoum conjunto escultórico de práticas votivas representando o misticismo e a espiritualidade enraizada na espírito do brasílico advinda do catolicismo português cá implantado. A seleção se concentra no legado da rica coleção reunida ao longo dos anos pela colecionadora Celma Albuquerque, gentilmente cedida pelos seus filhos Lúcio e Flávia, composta de um significativo conjunto de ex-votos esculpidos em gratulação a graças alcançadas e depositados em locais sacralizados pela crença popular. A mostra contempla também ex-votos pertencentes à Universidade Federal da Bahia, e ainda secção de peças da Igreja de São Lázaro, em Salvador, lugar utilizado para rituais de purificação do sincretismo religioso.

A sala Rogai por Nós compreende a riqueza e as nuances da talha dos mestres santeiros advindos de oficinas mineiras dos séculos XVIII e XIX e existentes nas regiões de Diamantina, Ouro Preto, Acaiaca, setentrião de e outras, representadas por dezenas de imagens escultóricas de autorias diversas, tais porquê Mestres Piranguinha, Corguinho, da Borboleta, do Inficionado e muitos outros, além de oratórios de cunho granjeiro. As obras que integram o pilha desta sala advêm das coleções de Angela Gutierrez, Daniel Xavier, Fabiano Lopes de Paula, Fátima Pinto Coelho, Hélio Lauar, Juliana e Luiz Márcio Ferreira de Carvalho Filho e Rildo Rodrigues, mormente cedidas para a ocasião.

A mostra tem ingressão gratuita e fica em exposição no Centro de Arte Popular-Cemig no período de 26 de agosto a 16 de outubro de 2016.

SEMINÁRIO

Paralelamente ao evento, será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Memorial Gerais Vale, também integrante do Circuito Liberdade, seminário que leva o mesmo nome da exposição, Tempo de Fé – Devoções.  A franqueza conta com as presenças doSecretário de Estado de Cultura de Gerais, Angelo Osvaldo, da presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, da Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andrea de Magalhães Matos e do Diretor do Centro de Arte Popular – Cemig, Tadeu Bandeira.

Logo em seguida, às 14h30, o professor Doutor José Cláudio Alves de Oliveira,Chefe do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia, ministra a conferência de preâmbulo com o tema:Os ex-votos do Brasil”. No mesmo dia, às 15h30, o artista plástico José Alberto Nemer, rabi em artes plásticas pela Universidade de Paris, professor, designer, curador e ensaísta de arte, aborda o tema “A Mão Devota: santeiros populares das Gerais nos séculos XVIII e XIX - Relato de uma experiência”. Às 16h30, a Museóloga Genivalda Cândido, Mestre pela Universidade da Bahia, fala sobre os “Bens patrimoniais de natureza histórica e estética, objeto de estudo científico e de fé (da promessa ao gratulação)”.

Já no dia 26 agosto, sexta-feira, às 9h, a artista visual Aninha Duarte (Ana Helena da Silva Delfino Duarte), Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fala sobre a “Arte dos milagres: iconografias, imaginários, processos de geração e circularidades entre artes popular e instituída”.Logo em seguida, às 10h30, Francisco van der Poel (Frei Chico) -Teólogo formado na Holanda e Licenciado em Filosofia aborda o tema: “Religião popular: autonomia, pluralidade e contemporaneidade”.

No mesmo dia, às 14h, Thiago de Pinho Botelho, Mestre em Artes (Conservação Preventiva) pela UFMG, Graduado em História, Pós–Graduado em Gestão do Patrimônio Cultural, Restaurador de bens móveis, Analista de Gestão Proteção e Restauro do IEPHA-MG, fala sobre o tema: “Milagre que se fez... Um estudo dos 36 ex-votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas”. Às 15h30 Leandro Gonçalves de Rezende,Mestre em História Social da Cultura, Graduado e Pós-Graduado em História pela Universidade Federal de Gerais, fala sobre “Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à dita Senhora – séculos XVIII e XIX”.

PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO “Tempo de Fé – Devoções”

25 a 26 de agosto de 2016

Local – Memorial Gerais Vale – Praça da Liberdade – Belo Horizonte

25 de agosto – Quinta-feira

14hMesa de lisura - Secretário de Estado de Cultura de Gerais, Angelo Osvaldo, a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, a Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andrea de Magalhães Matos e o Diretor do Centro de Arte Popular – Cemig, Tadeu Bandeira

14h30 – Palestra de preâmbulo - Os ex-votos do Brasil

Palestrante – Profº Drº José Cláudio Alves de Oliveira - Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia; Chefe do Departamento de Museologia

15h30“A Mão Devota: santeiros populares das Gerais nos século 18 e 19/Relato de uma experiência”

Palestrante - José Alberto Nemer - Artista plástico, Doutor em artes plásticas pela universidade de Paris. Professor, designer, curador e ensaísta de arte.

16h30 – Bens patrimoniais de natureza histórica e estética, objeto de estudo científico e de fé (da promessa ao gratulação

Palestrante - Genivalda Cândido -  Museóloga ,rabi pela Universidade da Bahia.

26 de agosto – Sexta–feira

9h – Arte dos milagres: iconografias, imaginários, processos de geração e circularidades entre artes “popular e “instituída”.

Palestrante - Aninha Duarte (Ana Helena da Silva Delfino Duarte) - Artista visual, Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

10h30 - Religião popular: autonomia, pluralidade e contemporaneidade

Palestrante - Francisco van der Poel (Frei Chico) - Teólogo formado na Holanda. Licenciado em Filosofia, em São João Del Rei/MG

14h – Milagre que se fez... Um estudo dos 36 ex-votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas

Palestrante - Thiago de Pinho Botelho - Graduado em História, Pós–Graduado em Gestão do Patrimônio Cultural – Restaurador de bens móveis.

15h30 - Milagre que fez a Senhora do Carmo: fé e devoção nos ex-votos mineiros em louvor à dita Senhora – séculos XVIII e XIX

Palestrante – Leandro Gonçalves de Rezende - Mestre em História Social da Cultura, Graduado e Pós-Graduado em História pela Universidade Federal de Gerais

17h - Encerramento

_________________________________________________________________

SERVIÇO

Abertura mostra “Tempo de Fé – Devoções”

Data: 25 de agosto de 2016 - Horário: 19 horas

Período da exposição – de 26 de agosto a 16 de outubro de 2016

Local: Centro de Arte Popular - Cemig

          Av. Gonçalves Dias, 1.608 – Lourdes – BH/MG

Informações: (31) 3222-3231 - Entrada Gratuita

Seminário: Tempo de Fé – Devoções

Data: 25 de agosto (quinta-feira) – de 14h às 18h

         26 de agosto (sexta-feira) – de 9h às 17h

Local: Memorial Gerais Vale

          Praça da Liberdade

Informações: (31) 3221-3231

Fonte: Notícias