Candidatos à prefeitura de São Paulo fazem 1º debate na TV

iG São Paulo

Os oito postulantes respondem no primeiro bloco a uma pergunta enviada por internauta sobre saúde. Candidatos discordaram sobre números de hospitais construídos

O primeiro debate ao vivo da corrida eleitoral em São Paulo começou com o tema saúde. Os candidatos José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT), Soninha Francine (PPS), Levy Fidelix (PRTB) e Carlos Gianazzi (PSOL) responderam no primeiro bloco do programa transmitido pela rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira, dia 2, à uma mesma pergunta enviada por um internauta: "Quais as propostas para tornar mais eficiente, melhorar a qualidade e ampliar o atendimento dos hospitais e postos de saúde?, em um minuto e meio. A questão foi sorteada no início do debate.

Oito candidatos se reúnem pela primeira vez para debate em São Paulo

Oito candidatos se reúnem pela primeira vez para debate em São Paulo

Foto: AE



Os candidatos discordaram sobre a construção e inauguração de hospitais. Gianazzi, o primeiro a falar, começou criticando o atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), que não teria cumprido a promessa de construir 3 hospitais. Serra, na sua vez, rebateu e afirmou que, em 17 anos de outras administrações, não se fez nenhum hospital. "Na minha e do Kassab, foram construídos cerca de 2 hospitais", acrescentando ainda que o número de leitos aumentou em 1700. Já Haddad afirmou que a saúde é um dos temas mais críticos para a cidade de São Paulo, que evoluiu pouco. Segundo ele, em uma única administração petista foram inaugurados 5 hospitais e a atual administração tem que entregar as unidades prometidas.

Especial iG:
Leia todas as notícias sobre as eleições municipais de 2012  

No segundo bloco, os candidatos escolherão um oponente para fazer uma pergunta em um minuto. Será concedido um minuto e meio para a resposta, assim como para a réplica, e um minuto para a tréplica.

Quatro jornalistas da Band farão perguntas a todos os candidatos no terceiro bloco. Cada um escolhe um participante para responder e outro para comentar. A pergunta poderá ser feita em 45 segundos, enquanto a resposta e o comentário, em um minuto e meio. Para a tréplica será concedido um minuto.

O mensalão, que começou a ser julgado hoje, deve ser um dos temas discutidos. Haddad, com apenas 7% das intenções de voto na última pesquisa do Datafolha, busca a polarização com o tucano José Serra.

O iG vai acompanhar os debates em São Paulo, Rio e Salvador. 

Fonte: Notícias do Último Segundo: o que acontece no Brasil e no Mundo