Ataque hacker pode ter exposto dados de passageiros, diz Latam – 13/03/2021 – Tec

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A Latam informou a clientes no sábado (12) que uma empresa que presta serviços à companhia aérea foi escopo de um ataque cibernético, o que põe em risco de exposição dados de passageiros.

Hackers invadiram sistemas da Sita, uma empresa de tecnologia da informação para transporte alheado que atende outras companhias além da Latam.

Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que o ataque atingiu dados pessoais de passageiros que estavam armazenados em um meio de dados em Atlanta, nos Estados Unidos. A empresa informou ainda que os hackers acessaram os sistemas durante 22 dias.

Segundo a Sita, as "companhias aéreas afetadas receberam os detalhes do tipo exato de dados que foram comprometidos". Quanto ao número de empresas prejudicadas, afirma que, "até agora, murado de 20 companhias aéreas se pronunciaram para confirmar os tipos de dados dos seus passageiros que foram afetados".

A LGPD (Lei Universal de Proteção de Dados), em vigor desde setembro do ano pretérito, determina que empresas notifiquem consumidores sobre vazamentos ou incidentes de segurança que possam envolver seus dados pessoais.

Mesmo que o ataque não tenha ocorrido a um sistema da Latam, ela precisa informar os consumidores porque é secção responsável pela proteção dos dados concedidos.

Segundo a Latam, a Sita detém informações porquê nome, número de membro e categoria de clientes do programa de fidelidade Latam Pass. Números de bilhete, reservas, cartões de crédito ou contas bancárias não foram afetados.

Em nota, a companhia diz que os "dados correspondem a menos de 8% dos membros do programa Latam Pass" e que a companhia entrou em contato com esses clientes para explicar a ocorrência.

A empresa afirma, também, que está trabalhando com as companhias aéreas com as quais têm acordos comerciais e que utilizam o serviço Sita em uma "completa revisão do processo atual em totalidade conformidade com a legislação vigente, a término de fortalecer a segurança dos dados".

Gol e Azul são outras duas clientes da Sita. Procurada, a Gol informou que não contrata o serviço atacado. A Azul não respondeu ao contato até a epílogo deste texto, assim porquê a empresa de tecnologia escopo do ataque.

Qualquer exposição do tipo passou a ser mais problemática diante do vazamento de informações de milhões de brasileiros na internet nos últimos meses. Criminosos podem associar dados novos a antigos a partir de uma série de cruzamentos.

Especialistas alertam para o risco de que a subida quantidade de dados disponíveis porquê nome completo, CPF e data de promanação pode gerar uma série de casos de fraudes nos próximos anos, porquê geração de contas e CNPJs falsos em instituições financeiras e no varejo para lavagem de moeda.

É recomendável que clientes do Latam Pass atualizem suas senhas de entrada ao sistema da companhia.

Para prometer uma senha possante, usuários devem evitar sequências alfabéticas e utilizar diferentes caracteres.


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