Adeus ‘Forza Horizon’, ‘Gears of War 2’ e loja virtual do Xbox 360 – Tecnologia

[ad_1]

Capas dos jogos: carros e um homem segurando uma arma

Os dois ttulos so alguns dos jogos exclusivos da plataforma Xbox 360, que fechar a sua loja online em julho de 2024

Divulgao/ Microsoft Studios

A Microsoft divulgou que a loja virtual do console Xbox 360 fechar seus servios em julho de 2024 e isso significa que todos os consoles da 7ª gerao tero suas vendas digitais fechadas. Exclusivos esto em risco de desvanecer, consoles da 8ª gerao esto no mesmo caminho e, no Brasil, o cenrio serve porquê exemplo de um problema mais extenso da conservao do dedo.

No existe uma livraria unificada para jogos. O anncio da Microsoft na quinta-feira (17/08) coloca uma data limite para a aquisio de jogos digitais exclusivos da plataforma para entretenimento e estudos. Jogos porquê ‘Forza Horizon’ (2012), ‘Gears of War 2’ (2008) e ‘Kinect Adventures!’ (2010) no podem ser jogados em qualquer outro console e, mesmo em mdia do dedo, os jogos tm o risco, porquê muitos, de sumir.
O estudo 'Survey of the Video Game Reissue Market in the United States' de julho de 2023, impulsionado pelo fechamento das lojas virtuais do WIIU e do 3D, em maio, estimou que 13% dos jogos lanados antes de 2010 nos EUA no podem ser mais comprados ou no so relanados com. Os dois consoles da Nintendo com as lojas fechadas levante ano so da 8ª gerao, indicando que o trmino dos servios digitais j est chegando nela. Para a 7ª, as lojas do Playstation 3 foram fechadas em 2020 e as do WII seguiram o direcção do 3DS na mesma data do porttil.Phil Salvador, responsável da pesquisa de julho, indica que para o Playstation 2, console da 6ª gerao com grande valor histrico e de mercado, o nmero aproximado de jogos ainda venda de 12%. Para jogos lanados antes de 1985, a estimativa cai para menos de 3%. Salvador considera a situao dos games porquê um problema sistmico. “Isso uma crise para todo o meio dos videogames”, diz Phil, em traduo literal.
Para Lucas Lucas Criscoullo (@lucascnerd), influencer e ex-professor no curso de jogos digitais Plugminas, associado PUC, “jogos so porquê obras de arte e muito triste no estarem disponveis, quando  milhares de pessoas j puderam jogar, puderam ver, e agora [os jogos] esto perdidos e no h um trabalho para mant-los no ar. Ficamos merc de grandes empresas”.

Nas aulas que Lucas lecionou, os jogos antigos serviam porquê exemplos do que funciona e do que no funciona em decises de desenvolvimento e das escolhas, por exemplo do motivo do cogumelo do ‘Mrio’ caminhar no sentido que anda. “A base de jogos novos so os antigos. As lgicas de ‘Pac-Man’ (1980) e ‘GTA’ (2004) so as mesmas: um labirinto onde amigos te perseguem e quando voc pega um item conseguem venc-los”, conta o instituidor de contedo.

A director do Departamento de Organizao e Tratamento da Informao da ECI, Elisngela Cristina Aganette, professora adjunta da UFMG, participou de 1 tese e 7 artigos relacionados preservao de documentos digitais. Em conversa com o Estado de Minas, ela aponta que a falta de preservao de qualquer registro informacional do dedo, incluindo jogos e outros tipos de contedo, pode trazer consequncias quanto a obsolescncia tecnolgica, aproximação aos contedos, preservao cultural e histrica e a desorganizao dos registros.

Para Elisngela, a falta de compatibilidade entre acervos antigos e sistemas modernos, com a obsolescncia, dificulta o aproximação e a utilizao dos arquivos. Isso “pode resultar na perda permanente de registros informacionais digitais, devido a falhas em mdias fsicas, danos causados pelo tempo ou a falta de migrao para novos formatos. Trata-se de fontes cruciais de informao em diversas reas, porquê pesquisa acadmica, educao e ou entretenimento”, afirma a gerente de departamento.

Os registros informacionais digitais contm contedos importantes sobre a cultura, histria e eventos de determinado contexto em um perodo especfico. “A ausncia de preservao pode levar perda dessas informaes, prejudicando a compreenso das geraes futuras”, explica Elisngela.

Lucas tambm conta um exemplo prtico das questes levantadas por Elisngela com os advergames. So jogos feitos para publicar produtos e marcas, porquê por exemplo o “Pepsiman” (1999) para Playstation 1, sobre a marca de refrigerante. “Me lembro do ‘McDonald’ (1993) para Mega Drive. Por que ele era to bom? E quais as diferenas entre a verso americana dele para outras?” indaga o jogador. 

 

Ronald escorregando em uma tirolesa com frutas em m

O jogo um advergame influente do Megadrive (tambm chamado de Genesis), onde o jogador controlava o personagem da franquia de lanches em uma façanha de plataforma

Divulgao/Sega
 

  

Phil Salvador aponta na pesquisa que outro grande problema da rea da preservao de jogos so as mltiplas questes legais que abrangem alguns ttulos. Exemplos de jogos relanados sobre grandes divises de licena so raros. Mesmo o GoldenEye 007 (1997), um jogo de tiro influente e que pincelou primeiro muitos traos do gnero, tem direitos detidos entre Microsoft, Nintendo, Rare Limited, Metro-Goldwyn-Mayer, Eon Productions e Danjaq LLC que, somente em 2023, chegaram a um consonância de lanarem o jogo para plataformas atuais. O mesmo acontece para jogos licenciados, segundo o pesquisador.

Para Elisngela, Lucas e Salvador, a preservao deve partir das grandes desenvolvedoras e companhias que detm os direitos dos produtos. Salvador demonstra que os jogos devem ser feitos j levando em conta o seu armazenamento horizonte, Lucas diz que iniciativas privadas e pblicas so necessrias para manter acervos e Aganette aponta que polticas de conservao devem ser aplicadas a partir de negociaes com os lderes de produo.

Na ausncia de uma ao de grandes empresas, fs buscam maneiras de manter os jogos na memria, com bibliotecas pblicas porquê a Archive.org. Na falta de acervos oficiais, muitos pesquisadores tambm so obrigados a recorrer a mtodos de pirataria para estudar um jogo velho. Quando o anncio do fechamento das E-shops foi divulgado, jogadores correram para comprar o mximo deles o possvel e exportar o que puderem para plataformas de preservao.

O cenrio foi documentado no vdeo “I bought EVERY Nintendo Wii U & 3DS game before the Nintendo eShop closes”, do Youtuber estrangeiro ‘The Completionist’, publicado em maro de 2023. Com a data do fechamento do servio chegando, vrias empresas cancelaram a parceria com a distribuidora, retirando os ttulos antes do trmino da loja. Os fs corriam contra essa derrubada massiva para confirmar os jogos.

“A preservao de usurios parabenizada mas nem sempre consideram as diretrizes e leis, o melhor mtodo ou no so amparadas por leis. Ser que essas medidas levam em considerao um projecto e tcnicas ideais para mdio a longo prazo ou so mtodos paliativos necessrios para o momento?", aponta Elisngela. No momento, as aes dos fs contriburam para a motivo, mas no existe garantia sobre de disponibilidade dos arquivos e a garantia de localizao e entrada, por conta da organizao dos documentos.

“A inexistncia de prticas de preservao pode resultar na fragmentao dos contedos, com cpias dispersas em vrias localizaes e formatos, dificultando a gesto e recuperao eficiente desses recursos” explica Elisngela.

No estudo, a autora Luciana Gonalves Silva Souza defende que a preservao do dedo em Instituies de Ensino Superior deve explorar a utilizao de instrumentos para formalizar e implementar a preservao de documentos digitais. Na poca, nenhuma Instituio de Ensino Superior pesquisada possua um projecto de preservao do dedo publicado. 

O conhecimento acadmico sobre jogos enfrenta dificuldades, ento, parecidas com a da distribuio dos games. “Dentro da faculdade tem-se bibliotecas, a PUC documenta todos os contedos desenvolvidos pelos alunos. Mas boa secção do desenvolvimento [ de jogos ] nacionais est perdida”, aponta Lucas.  

*Estagirio com informaes do subeditor Diogo Finelli.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia