Avenida onde caiu viaduto que matou 2 em BH deve ser liberada nesta quarta

A avenida Pedro 1º pode ser liberada para a passagem de veículos ainda nesta quarta-feira (9). A demolição do viaduto que desabou na última quinta-feira (3), matando duas pessoas e deixando outras 23 feridas, terminou nessa terça.

A previsão da Prefeitura de Belo Horizonte é que a remoção dos resíduos e entulhos que ainda estão nas laterais da avenida seja retomada às 8h, horário acordado entre o órgão e moradores da região.

Leia notícias no MG

Em seguida, técnicos da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), BHTrans e da construtora Cowan, responsável pela obra do elevado, farão uma análise da pista da avenida Pedro 1º para avaliar o estado da via e a necessidade de intervenções para recuperação do asfalto no trecho.

A preocupação da prefeitura é liberar Pedro 1º, avenida considerada "arterial e muito importante para a cidade".

Perícia

A perícia da Polícia Civil agora quer escavar o pilar central do viaduto Guararapes. De acordo com a PC, o objetivo é descobrir o que ocorreu com o bloco de fundação do elevado.

Segundo a corporação, todo o trabalho de remoção dos escombros foi acompanhado pelo Instituto de Criminalística. Os peritos fizeram registro fotográficos e coletaram materiais que serão importantes para a elaboração do laudo final sobre o acidente.

Apontado por especialistas como uma das possíveis causas da queda do viaduto, o pilar central passará por exames complementares somente após a conclusão dos trabalhos de remoção dos blocos de concreto que ainda tomam conta das partes laterais da via. Ainda conforme a Polícia Civil, a área preservada será avaliada para identificar a necessidade de execução da sondagem do solo.

Fonte: R7 - Gerais