William Shakespeare é comemorado em variada programação da Secretaria de Estado de Cultura


As imortalizadas palavras de William Shakespeare ganham vida em novas obras onde o legado do dramaturgo aparece repaginado em releituras de artistas dos diversos segmentos culturais.  Na data em que se completam 400 anos de morte de um dos maiores nomes das letras do mundo, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) presta as justas homenagens a essa referência universal com extensa e densa programação.

LETÍCIA PINTO Ofelia e o Doce Robin

A Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav) e o Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh) preparam palestras e curso com estudiosos da obra e vida do redactor que trazem aos participantes reverberações sobre as influências de Shakespeare no imaginário cultural da sociedade ocidental.

A Sumav promove também, a partir de 8 de abril, a exposição coletiva “William Shakespeare, 400 anos depois”. Pinturas, esculturas, instalação e objetos materializam, em diferentes expressões artísticas, as inspirações em Shakespeare de 31 artistas, selecionados por edital da SEC.

S secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destaca o caráter intertextual da mostra que será inaugurada na próxima sexta-feira. “Os artistas reunidos no Museu Mineiro compartilham com William Shakespeare a façanha da geração. Por meio de linguagens variadas, dialogam com o rabi de Stratford-on-Avon e desvelam a sua cumplicidade, com a alegria e o encantamento de quem encontrou o parceiro ideal”.

WILLI DE CARVALHO Caixa Cênica

A Superintendência de Bibliotecas e Suplemento Literário também se debruçou na organização de atividades relativas ao tema. De maneira abrangente, a instituição pretende atingir a maior flutuação de público, ao levar a comunidades da Região Metropolitana propostas para aproximação dos leitores a Shakespeare e, ao promover, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, eventos literários mormente dedicados às crianças.

S Carro-livraria transita pelos bairros afastados de Belo Horizonte promovendo contação de estórias do universo shakespeariano. No Setor Infantojuvenil – Biju – serão narrados os contos clássicos do noticiarista.

Também fica na Luiz de Bessa, de 11 a 30 de abril, a exposição literária William Shakespeare 400 anos com peças inspiradas na obra do dramaturgo, adaptadas para o público infantil e juvenil, porquê quadrinhos e painéis com informações e curiosidades sobre o responsável e sua obra.

Trazendo o imaginário shakespeariano para a complicação erudita da ópera, a Fundação Clóvis Salgado prepara a montagem de Charles-François Gounod, Romeu e Julieta, um dos maiores clássicos do redactor inglês. A SEGUNDA-FEIRA

14h Bairro Ribeiro de Abreu

Entrada gratuita

Informações:[email protected] ou (31) 3269-1253

Os leitores terão a oportunidade de saber sobre o responsável e seu universo poético, além de participarem de um recreativo SEGUNDA-FEIRA

14h S Desafio Literário: Histórias de Shakespeare

Local: Carro-Biblioteca

Informações: 3269 1253; [email protected]

No DESAFIO LITERÁRIO do Carro-Biblioteca, os participantes devem ler a cada mês obras de um tema dissemelhante. Em abril, celebramos os 400 anos da morte de Shakespeare, destacando na competição as histórias do seu universo poético, recreativo Segunda a sexta, de 8h a 18h. Sábado, de 8h a 12h.

Exposição literária William Shakespeare 400 anos

Local: Setor Infantojuvenil. Praça da Liberdade, 21.

Informações:[email protected] ou (31) 3269-1223

Exposição de livros inspirados na obra de William Shakespeare adaptados para o público infantil e juvenil, quadrinhos, painéis com informações e curiosidades sobre o responsável Segunda a sexta-feira, de 9h30 a 12h30 

Livro Fora da Estante: Shakespeare presente

Local: Carro-Biblioteca

Informações: 3269 1253; [email protected]

Para que os nossos leitores possam reprofundar no universo poético do responsável, a equipe do Carro-Biblioteca destaca, no Livro Fora da Estante, vários de seus títulos em uma só prateleira.

Superintendência de Museus e Artes Visuais

15/02 a 11/05/16 Exposição de livros sobre a obra e a estação de William Shakespeare selecionados pelo Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh)

Local: Museu Mineiro – Sala Multiuso

           Terças, quartas e sextas-feiras das 10 às 19h

           Quintas-feiras das 12 às 21h

           Sábados e domingos das 12 às 19h

08/04 a 11/05/16 – Exposição coletiva “William Shakespeare, 400 anos depois”, com artistas selecionados por edital promovido pela SEC/MG, SUMAV e CESh

Local: Galeria de Exposições Temporárias do Museu Mineiro. 

           Terças, quartas e sextas-feiras das 10 às 19h

           Quintas-feiras das 12 às 21h

           Sábados e domingos das 12 às 19h

15/04/16 (sexta-feira)

Palestra: “Shakespeare e as artes plásticas e performáticas: o caso de A Tempestade

Palestrante -  Solange Ribeiro de Oliveira (Professora Emérita da Faculdade Letras da UFMG e Membro do CESh)

Horário: – 19h - Sala Multiuso do Museu Mineiro

Apoiada em slides ilustrativos da obra shakespeariana, tal porquê tem sido vista na pintura, no teatro e no cinema, a palestra visa discutir a relação entre o texto dramático e suas representações nas diferentes artes.

26/04/16 (terça-feira)

Palestra: “Shakespeare e Cultura Popular na América Latina: o ‘Bardo’ Apropriado por Nova Mídia em Novos Tempos, em Nosso Continente”

Palestrante - Aimara da Cunha Resende (Fundadora do CESh e Professora Aposentada da PUC-Minas e UFMG)

A palestra abordará algumas apropriações culturais de peças de Shakespeare realizadas na mídia – cinema, televisão e quadrinhos – na Argentina, no México e no Brasil, buscando discutir porquê se deu o processo de aculturação e os recursos característicos de cada meio.

Na oportunidade será entregue homenagem para 5 artistas, cujas as obras se destacaram na Exposição coletiva “William Shakespeare, 400 anos depois”

11 a 13/05/16 (quarta a sexta-feira)

Curso: “Shakespeare, Mestre de Todos Nós”, ensinando várias disciplinas através de Shakespeare

Professora:  Aimara da Cunha Resende (Fundadora do CESh e Professora Aposentada da PUC-Minas e UFMG

2 turmas (9 às 12hs e 15 às 18hs) - 30 vagas para cada vez

Local: Centro de Arte Popular CEMIG

     Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes

Inscrições e Informações: (31) 3269 11 03 ou 3269 11 06

Ementa: S curso trabalhará algumas técnicas pedagógicas a partir de cenas de peças de Shakespeare, por meio de exercícios de treino e aquecimento teatrais.

Todos os eventos são gratuitos

Informações e Inscrições: (31) 3269 11 03 / 3269 11 09

Fundação Clóvis Salgado

Ópera Romeu e Julieta

Data: 19, 21, 23, 25, 27 e 29 maio de 2016

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes

Fonte: Notícias