Secretário propõe ação conjunta frente à concentração de moradores em situação de rua em torno da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
S Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e o Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, receberam na quarta-feira (22/04), na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, representantes do Ministério Público de Gerais, da Subsecretaria de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Gerais (Iepha MG), da Prefeitura de Belo Horizonte e das polícias Civil e Militar. A reunião teve o objetivo de expor os problemas causados pelos moradores em situação de rua em torno da entidade, na Praça da Liberdade.
A representante da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado de Gerais, Dr. Lilian Marotta Moreira, esteve presente no encontro em que foram discutidas possíveis parcerias para solução do problema, com a possibilidade de geração de uma ação conjunta de monitoramento jacente.
Ainda estiveram presentes, Luciana Cajado do Iepha; o Promotor de Justiça Dr. Paulo Cesar de Freitas; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira; a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Luzia Ferreira; Marcelo de Souza da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul; entre outras autoridades municipais e estaduais.

Sobre a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, é um espaço democrático que propicia o livre aproximação à leitura informativa e literária. Seu objetivo principal é reunir, preservar e disponibilizar o patrimônio bibliotecário de Gerais.
Localizada na Praça da Liberdade e na Rua da Bahia, a Biblioteca foi criada em 1954. Seu prédio sede é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, no governo JK. No ano 2000, a Biblioteca foi ampliada, com a incorporação do prédio Anexo Professor Francisco Iglésias, abrigando o setor de Referência e Estudos e de Empréstimo Domiciliar. Conta ainda com teatro com capacidade para 220 pessoas, sala de cursos e galerias de arte.
Fonte: Notícias