Secretaria de Estado de Cultura renova parceria com a Filarmônica


Crédito: Marcelo Sant'Ana / Imprensa MG

Angelo Oswaldo e Diomar Silveira assinam termo de parceria

A primazia da música erudita alcançada nos concertos da Orquestra Filarmônica de Gerais está garantida. A Secretaria de Estado de Cultura renova o termo de parceria com o Instituto Cultural Filarmônica para o manobra de 2016. Nesta quarta-feira (26), na Cidade Administrativa, o ato foi formalizado com as assinaturas do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, e do diretor-presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira. S encontro simbólico foi escoltado pela apresentação do violinista Rodolfo Toffolo.

S Governo de Gerais reconhece a influência da Filarmônica, orquestra de primazia considerada umas das melhores do país, e formaliza o repasse de vultoso aporte financeiro – são de R$ 18 milhões garantidos para as atividades da temporada deste ano.

Com o valor facultado, a SEC viabiliza a estruturação e manutenção de uma orquestra de referência internacional na Sala Gerais, cujas instalações estão em período de desfecho pelo Governo Mineiro.

S secretário Angelo Oswaldo explica a valia do investimento do Governo de Gerais ao corpo artístico. “A Filarmônica alcançou uma projeção internacional. P considerada hoje uma das melhores formações orquestrais do Brasil e esse reconhecimento se volta para toda produção cultural de Gerais. Nós queremos manter a radiação dessa orquestra e por isso estamos assinando esse termo de parceria para prometer a permanência da Filarmônica que já se tornou patrimônio cultural dos mineiros”.   

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira, a permanência da orquestra, que inicia seu trabalho pelo nono ano continuado, significa uma trajetória abrilhantada, do qual escora da SEC é imprescindível. “Estamos reforçando a nossa parceria, indo em frente no trabalho ao qual nos dispusemos fazer. Os R$ 18 milhões são um investimento que o Estado está fazendo à Filarmônica que tem um corpo artístico de primazia, de 90 músicos. S incentivo deve ser condizente ao talento desses profissionais que compõem a corporação”, afirma o diretor que anuncia o primícias da temporada de 2016 para depois do carnaval.

Confira programação da Orquestra Filarmônica em: www.filarmonica.art.br

Crédito: Marcelo Sant'Ana / Imprensa MG

Angelo Oswaldo e Rodolfo Toffolo

Fonte: Notícias