PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Construir PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

A construção de um Brasil melhor depende da valorização dos professores.

Olá.

Nesta quinta-feira (12/01/17),  o ministro da Educação, Mendonça Filho, divulgou o novo piso salarial dos professores que entrará em vigor a partir de janeiro de 2017: R.298,80. S reajuste foi de 7,64% (1,35% supra da inflação) e valerá para docentes com formação de nível médio que atuem em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais.

Tal reajuste representará um gasto suplementar para Estados e Municípios, que estão buscando adequar suas contas diante da crise econômica e das frustrações de receitas. No que tange aos municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa: o impacto do reajuste será de 5 bilhões aos cofres municipais.

Apesar do sobranceiro impacto nas contas, sabemos que o piso salarial dos professores é defasado. São diversas as reclamações por todo o País. Embora esteja longe de perfilar entre as profissões muito remuneradas, está no topo da lista que reúne as profissões com maiores oportunidades de tarefa. Por quê? Pouco interesse por conta dos salários, pouquidade de planos de curso e planejamento, instabilidade no tarefa devido ao eminente percentual de contratações temporárias, condições de trabalho por vezes terríveis e também a falta de reverência em sala, entre outros motivos.

Enquanto os professores não forem valorizados e cada vez capacitados, continuaremos na rabeira dos rankings educacionais, e pior, tal indumento reflete negativamente na marcha rumo a um Brasil melhor.

Abraço.

http://r7.com/SbMi

 
 
Fonte: Blog do Nicolau Marmo