Parque de BH é fechado em seguida macaco ser encontrado morto no lugar
S Parque Municipal Jacques Cousteau, no bairro Betânia, na região oeste de Belo Horizonte, foi fechado, nesta segunda-feira (13), em seguida um macaco ser encontrado morto dentro do lugar. Amostras biológicas do bicho foram coletadas e a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) recomendou a interdição até que os exames que comprovem a desculpa da morte do primata fiquem prontos.
De conciliação com a prefeitura, o fechamento foi realizado porquê uma medida de segurança para protejer a população. S parque ocupa uma extensão verdejante de 335 milénio metros quadrados e é um frequentado ponto de lazer para diversos moradores da região.
Saiba quem deve se vacinar contra febre amarela
Na última sexta-feira (10), o Governo do Estado confirmou as primeiras mortes de primatas não humanos provocadas por febre amarela na Grande BH. Foram geradas ocorrências em Belo Horizonte, Betim e Contagem. Até o momento, 65 municípios mineiros confirmaram mortes de macacos por febre amarela.
Acompanha a cobertura do surto de febre amarela com o
Com as ocorrências, as prefeituras intensificaram a vacinação da população que vive próxima às áreas onde os animais foram encontrados. S Executivo de Belo Horizonte informou que ações de zoonoses serão ampliadas na região do bairro Betânia para expulsar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e, assim, minimizar o risco de transmissão da febre amarela para a população da capital. Além disso, agentes comunitários de saúde vão visitar moradores da região para orientar sobre a premência de vacinação e será realizada a instalação de um posto extra de vacinação na regional oeste. De conformidade com SMSA, ainda serão telas impregnadas com inseticida serão instaladas nos edifícios localizados dentro do Parque Jacque Couseteau.
Aumento de casos
De conformidade com a Ses (Secretaria de Estado de Saúde), subiu de 68 para 69 o número de pessoas que morreram com febre amarela em Gerais. A maior secção dos casos são da região leste do estado e nenhum deles da Grande BH. No totalidade, são 991 notificações em investigação da doença, que já foi confirmada em 198 pacientes mineiros.
Fonte: R7 - Gerais