Murilo Rubião é homenageado em exposição no Fórum das Letras 2016


 

S Fórum das Letras 2016 dá ininterrupção à uma secção da Exposição "Os Dragões e Outros Contos", que ficou ensejo na Galeria de Arte Nello Nuno. Os visitantes podem saber de perto a vida e a obra de Murilo Rubião, um dos precursores do gênero Realismo Fantástico no Brasil e fundador do jornal Suplemento Literário. Inaugurado há cinquenta anos, o Jornal é distribuído gratuitamente pelo Estado e apresenta textos diversos voltados à literatura, artes plásticas, cinema, música e teatro.

Rubião foi escolhido porquê patrono do Fórum das Letras 2016 e a mostra reforça a homenagem ao jornalista e redactor, que completou seu centenário neste ano. S evento literário é considerado um dos importantes do gênero no país, reúne autores renomados e promove o diálogo entre eles e o público participante. A exposição é gratuita e fica ensejo Ouro Preto, MG.

A FAOP, Fórum das Letras e Museu Casa dos Contos. Confira a programação completa do evento no : www.forumdasletras.com.br.

Murilo Rubião e o Realismo Fantástico

S noticiarista teve papel importante na extensão da cultura do Governo de . Trabalhou no governo de Israel Pinheiro, atuou porquê dirigente de gabinete de Juscelino Kubitschek e na geração UEMG). Também preparou estatutos e o projeto de lei a partir do qual a Assembleia aprovou a instalação da Fundação de Arte de Ouro Preto ensino e cultura ao longo do ano na cidade, que até logo contava com as atividades do tradicional Festival de Inverno, o jornalista se mobilizou para que a FAOP assumisse os cursos de pintura e esboço EARMFA. A atuação de Murilo Rubião contribuiu diretamente para que a FAOP ganhasse força e visibilidade.

Os contos de Rubião trazem uma perspectiva que invalida a lógica e a racionalidade. Entende-se por Realismo Fantástico as narrativas em que ocorrem fatos inconcebíveis, inexplicáveis, surreais e que produzem uma grande sensação de estranhamento nos leitores. S sem razão das situações é um artifício do plumitivo para questionar a veras. Alguns de seus contos conhecidos apresentam – sob a forma de fantasias surrealistas – uma visão desencantada do varão. De cada relato pode-se extrair um ou significados ocultos, o que indica a natureza ensejo e polissêmica da obra de Murilo Rubião.

Serviço: Exposição Os Dragões e Outros Contos

Data: 11 a 17 de novembro de 2016

Público: comunidade lugar Ouro Preto, MG

Entrada franca

 

 

Fonte: Notícias