Luiz de Bessa passa a integrar rede internacional de inovadores em bibliotecas
Crédito: Asscom/SEC
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa fará secção da International Network of Emerging Library Innovators (INELI), rede que irá declamar bibliotecários de oito países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Paraguai), além de Espanha e Portugal.
S primeiro passo para a constituição da rede será um programa de formação à intervalo, com duração de dois anos, ministrado para 30 profissionais dos dez países. S programa tem porquê objetivo fortalecer as habilidades de inovação e liderança desses bibliotecários, além de fomentar um intercâmbio regional permanente e a geração de um banco de boas práticas que possam ser replicadas entre as instituições participantes.
Cleide Fernandes, Diretora de Formação e Processamento Técnico de Acervos da Luiz de Bessa, é uma entre somente quatro brasileiros selecionados para participar do programa, que começa no próximo dia 7, com um seminário em Madrid (Espanha). “G uma oportunidade de saber outras realidades e participar de uma rede internacional de troca de experiências inovadoras em bibliotecas públicas. S objetivo é buscarmos novos caminhos e alternativas para atender as demandas dos leitores da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, padrão de livraria pública para Gerais”, definiu Cleide.
Resposta frente às mudanças
Um dos grandes objetivos do programa é a capacitação dos bibliotecários para mourejar com as novas tecnologias da informação e informação. Apesar do impacto que as mudanças na dimensão vêm gerando para as bibliotecas, o programa aposta em uma reafirmação desse espaço não porquê mero repositório de livros, mas porquê lugar de fomento à originalidade e à inovação.
S programa de formação da International Network of Emerging Library Innovators (INELI) é uma iniciativa do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina (CERLALC) e da Fundação Germán Sánchez Ruipérez, e é financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.
Fonte: Notícias