Internet será dividida em duas, prevê ex-CEO do Google
O ex-CEO do Google, Eric Schmidt, acredita que a internet deve se dividir em duas dentro de dez a 15 anos anos, com uma versão liderada pelos EUA e outra pela China. Schmidt afirma que a increpação do governo chinês ao teor online levará ao surgimento de uma internet totalmente novidade.
Schmidt compartilhou seus pensamentos em um evento privado em São Francisco, nos EUA, promovido pela empresa investimentos Village Global VC. "Acho que o cenário provável agora não é uma fragmentação, mas sim uma bifurcação em uma internet liderada pela China e uma internet não-chinesa liderada pelos EUA", disse na ocasião.
As previsões de Schmidt ocorrem num momento em que seu sucessor no Google, o CEO Sundar Pichai, causou polêmica em torno da estratégia da empresa na China. Segundo relatos, o Google vem desenvolvendo uma versão censurada de seu mecanismo de procura que poderia aprazer autoridades chinesas.
Nas últimas semanas, centenas de funcionários do Google pediram a Pichai transparência e assinaram uma epístola dizendo que os planos relatados levantavam questões morais e éticas urgentes.
"Se você ver a China, e eu estive lá há pouco tempo, a graduação das empresas que estão sendo criadas, os serviços que estão sendo construídos, a riqueza que tem sido levantada é fenomenal. A internet chinesa é uma porcentagem maior do PIB da China do que é a internet para os EUA", disse Schmidt.
LeiaJá também
--> Google lança com informações sobre todos candidatos
