Frutas, vegetais, ovos e guarda-chuvas são proibidos na Convenção Democrata

Leda Balbino

Além de veto a armas e animais, alguns dos três espaços do evento de partido de Obama tem esquema de segurança parecido a de aeroporto

Frutas inteiras, vegetais, ovos e guarda-chuvas constam da lista de itens proibidos durante a Convenção Democrata, que começou nesta terça-feira em Charlotte, Carolina do Norte, e que oficializará o presidente Barack Obama como candidato à reeleição nos EUA.

Apesar de ser um evento entre amigos, incluindo 60 mil delegados dos 50 Estados dos EUA que nomearão Obama, a proibição tem como objetivo evitar o uso desses produtos em uma eventual disputa com ânimos exaltados ou seu arremesso contra os dezenas de oradores que discursarão até quinta-feira – o que representaria um constrangimento para o Partido Democrata no momento em que tenta projetar união em relação ao líder americano.

[#Noticia_Foto_16x10:967149377]

Para evitar episódios de violência ou mesmo um ataque, a lista de itens proibidos também inclui armas e facas (incluindo as de brinquedo), materiais químicos, radiológicos, biológicos, spray de pimenta, chaves de fenda (ou similares), fogos de artifício, tacos de beisebol e cadeiras de qualquer tipo.

[#Noticia_Links:438797119]

Também não se pode entrar nos três principais espaços do evento – Charlotte Convention Center, Time Warner Cable Arena e Bank of America Stadium – com garrafas plásticas e de vidro, garrafas térmicas de metal, latas de refrigerante, tesouras, agulhas, giletes e canivete suíço.

Todos os animais estão vetados nos três principais ambientes onde a convenção ocorre, com exceção de cães-guia. Em relação às placas, faixas e banners, só é permitido seu uso se forem autorizados pelo organizadores da convenção, com a mesma regra servindo para os apitos, bumbos e cornetas.

[#Noticia_Foto_16x10:603449178]

Para garantir o respeito à lista de itens proibidos, um amplo esquema de segurança parecido a de um aeroporto foi imposto na entrada da Time Warner Cable Arena, onde ocorrem os principais discursos entre as 17h e as 23h de terça a quinta-feira. Além de ter de portar credenciais específicas, aqueles que querem entrar no local precisam se submeter a um detector de metal e passar seus pertences no raio X antes de serem liberados.

*Repórter viaja como bolsista do World Press Institute

Fonte: Notícias do Último Segundo: o que acontece no Brasil e no Mundo