Erro em site faz alunos perderem vaga em curso técnico
Estudantes que foram selecionados para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tiveram uma surpresa desagradável em Belo Horizonte.
Apesar de terem feito inscrição para cursar as disciplinas na capital mineira, os alunos foram informados que os cursos só estavam disponíveis no interior de Minas Gerais.
Priscilla Macedo foi até a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para fazer matrícula para o curso técnico em Alimentos.
— Verifiquei no painel que tinha sido alterado o local onde seriam ministradas as aulas, sendo transferido para uma cidade que chama Frei Inocêncio no período noturno em um local que eu nem sei onde fica.
Leia mais notícias no R7 MG
Ela e outras 4.000 pessoas passaram em uma seleção do Governo Federal para fazer cursos técnicos gratuitamente. Thiago Rodrigues também passou para Belo Horizonte, mas na hora da matrícula só havia vagas para a cidade de Frei Inocêncio.
— Não tem como sair daqui para estudar a não sei quantos quilômetros de BH.
Lucinéia de Souza tem um comprovante que diz que iria estudar na capital, mas só pode se matricular na cidade de Rio Casca.
— Se eu soubesse que não teria a vaga aqui em BH, teria feito a opção de outro curso.
Outras pessoas reclamam que se inscreveram no turno da manhã, mas a matrícula só pode ser feita no turno da noite. Para os estudantes, o edital está sendo descumprido.
De acordo com Edna Gelmini, coordenadora do processo seletivo, houve um erro no site do Ministério da Educação.
— Está publicado incorretamente no site do Pronatec, que é do Mec. Nós já tínhamos ciência disso, o Mec foi informado e eles não conseguiram, em tempo hábil, disponibilizar a informação no site ou mandar por e-mail para os alunos.
Os estudantes fizeram um abaixo-assino e pretendem acionar o Ministério Público.
Fonte: R7 - Minas Gerais