Empresários investem em sustentabilidade e ganham destaque
Em Belo Horizonte, uma imobiliária e uma gráfica são exemplos de que a preocupação com o meio ambiente traz ótimos resultados. O empresário Odilon de Lima, com 40 anos de experiência no ramo imobiliário, abriu na capital uma imobiliária, em que foram investidos cerca de R0 mil. Com o sucesso dos negócios, o empresário investiu R0 mil na preservação ambiental de uma fazenda em Itabirito, localizada a cerca de aproximadamente 60Km de BH.
A fazenda, que possui uma área de 300 hectares, faz parte de uma área preservada de Mata Atlântica, que corresponde a 120 hectares do terreno. Com um hotel para cavalos, criação de peixes e 23 barragens, o empresário convida seus clientes a conhecerem o local e ajudarem nas práticas de sustentabilidade, atitude que provoca admiração de muitos.
Em uma linha similar, José Cláudio Fonseca criou uma gráfica com produtos ecologicamente corretos. O empresário investiu, em 2010, R0 mil para a abertura e utiliza somente material que não agride o meio ambiente.
Segundo José Cláudio, a gráfica foi criada para ser sustentável, exemplo de empreendimento ‘verde’, que chegasse ao mercado como diferencial.
Um dos investimentos do empresário é a impressora que não usa tinta comum, e sim a cera. Ela se destaca pela economia: enquanto a comum utiliza 12 cartuchos para imprimir 35 mil folhas, a ‘ecologicamente correta’ utiliza apenas quatro e imprime 50 mil. Alem da impressora, José Cláudio investe no papel feito base do bagaço de cana-de-açúcar, e sem acréscimo no preço do produto final.
As duas empresas já receberam do Sebrae-MG o prêmio “Práticas Sustentáveis”.
Fonte: ::: JORNAL DE MINAS GERAIS :::