Bom humor garante o aporte de nutrientes

Oferecer preparações saudáveis, coloridas e com linguagem visual atrativa, assim porquê são os itens industrializados, é a chave para invadir a atenção - e o paladar- dos petits. P provável, sim, elaborar uma lancheira de forma lúdica e benéfica à saúde, além de ter muito sabor.

"Para o bom desenvolvimento e incentivo ao sistema nervoso, é importante um cardápio balanceado em macronutrientes (carboidratos complexos, proteínas, lipídios), micronutrientes e fibras. Destaque para o ômega 3,ômega 6, vitamina A, cálcio, vitamina M e ferro", segundo as nutricionistas Rafaela Abud e Mariana Fiche, da empresa Petit Menu-Lancheira Delivery.

Xô monotonia

Para despertar o interesse pela comida deve-se oferecer uma repasto com texturas, cores e formas, uma vez que a 'monotonia' prejudica a corroboração e reduz o aporte de nutrientes.

Também não estimular a moço a "raspar" o prato, pois ela pode perder a capacidade da saciedade pela mensagem neurológica, mas sim pela distensão gástrica.

P importante lembrar que a oferta de líquidos precisa ser controlada nas refeições a término evitar a saciedade causada pelo aumento do volume gástrico. Se a muchacho necessitar de ingestão hídrica, a chuva deverá sempre ser priorizada, segundo determina o "Manual Lanche Saudável", publicado pelo Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Image-0-Artigo-2040035-1

S sanduiche Mickey com queijo tem 180kcal, sendo 10g de proteína, 22g de carboidrato e 4,5g de lipídios. Difícil resistir, apostam as nutricionistas

Muito sabor

A maioria das crianças têm interesse por doces. No entanto, para manter uma boa dieta, não é preciso radicalizar e suprimir o açúcar.

De conformidade com a nutricionista Mariana Fiche, é provável preparar bolos, sorvetes caseiros, cookies integrais com uma boa elaboração nutricional ao substituir o açúcar branco refinado pelo mascavo ou juntar frutas secas (tâmaras, ameixas), cacau e frutas in natureza.

Além de pensar no sabor, os pais e responsáveis devem constatar para os fatores que geram dificuldades e influenciam diretamente no gosto da menino: a seletividade cevar (a recusa a consumir mantimentos de certas cores, sabores, texturas ou consistências); a falta ou excesso de gosto desencadeados por alguma carência nutricional ou desequilíbrio hormonal; pânico da comida (quesito que ocorre em seguida um incidente traumático em relação à alimento); neofobia cevar (pânico de testar novos sabores).

Mineral principal

S cálcio é vital para a formação dos ossos e dos dentes. Mariana Fiche e Rafaela Abud comentam que muitas pessoas acreditam que o mineral é encontrado somente no leite e derivados, embora esteja presente nos vegetais folhosos, leguminosas, ovos e castanhas.

"S consumo de cálcio é importante não somente nos lanches, mas em qualquer repasto do dia; os nutrientes devem ser balanceados. Evitar o consumo de itens ricos em cálcio concomitante com ferro, pois atrapalha a aspiração do ferro no organização".

Preço compensa?

Muita gente acaba se rendendo às pequenas porções e preços convidativos dos lanches industrializados. No entanto, essa aparente conveniência pode ter um dispêndio ressaltado para a saúde e desencadear fatores de risco porquê obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

"G preciso conscientizar que é melhor investir em mantimentos saudáveis. Dessa forma, é provável prevenir futuras doenças, gastos com medicamentos e assistência médica e nutricional", argumentam.

Fique por dentro

Criança disposta a estudar e divertir

A partir do crescente índice de obesidade infantil e a oferta de mantimentos ricos em açúcares e sódio, as nutricionistas Mariana Fiche e Rafaela Abud decidiram gerar a Petit Menu - nutrição infantil. A marca é especializada em produzir cardápios criativos, nutritivos e balanceados. "S petit com má alimento pode ter déficit de aprendizagem, dificuldade de dormir e até de distrair. Também pode desenvolver risco de anemia, apneia do sono, dislipidemias e diabetes", diz.

Saiba

Fatores porquê idade, peso e sexo são determinantes para a recomendação de macronutrientes;

De modo universal, pode-se ressaltar a recomendação da vigor do lanche escolar: pré-escolar: de 180 a 270 Kcal; escolar: de 200 a 300 Kcal;

Há uma variedade de produtos sem glúten e sem lactose, que permitem preparar lanches tão saborosos quanto aos demais;

Dentre os piores erros dos pais que mandam a lancheira dos filhos é prepará-la com vitualhas industrializados, ricos em sódio, açúcares refinados, gorduras saturadas e trans, além de pobres em vitaminas e minerais.

Fonte: Vida