Ativistas fazem novo protesto em São Roque
iG São Paulo
Grupo se reúne em frente ao Instituto Royal, de onde cerca de 150 cães foram resgatados na madrugada de sextaAtivistas em defesa da proteção animal protestam em frente ao Instituto Royal, em São Roque, região de Sorocaba, no interior de São Paulo, na manhã deste sábado (19). A polícia acompanha a movimentação e bloqueia a entrada do instituto para evitar uma nova invasão do prédio.
Conheça a nova home do Último Segundo
Na madrugada de sexta (18), um grupo de cerca de 70 manifestantes arrombou os portões do instituto, invadiu o local e resgatou cerca de 150 cães da raça beagle, usados em testes de medicamento.
Luisa Mell: Invasão do Royal é "momento histórico para proteção animal"
Comoção: Abaixo-assinado quer proibir uso de animais em testes
Esta manhã, os manifestantes exigem uma vistoria para conferir se ainda há animais no local. A Polícia Civil tenta negociar com o instituto a entrada de representantes dos ativistas no prédio, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura.
Veja fotos da retirada de animais do Instituto Royal:

Ativista carrega cães após invasão a laboratório em São Roque
Foto: Edison Temoteo/Futura Press

Manifestante mascarado sai do local com um animal no colo
Foto: Edison Temoteo/Futura Press

Cerca de cem ativistas de diversas ONGs que cuidam de animais libertaram mais de 150 cachorros de instituto de pesquisa em São Roque (SP)
Foto: Edison Temoteo/Futura Press

Ação de ativistas ocorreu na madrugada desta sexta-feira
Foto: Edison Temoteo/Futura Press

O Instituto Royal atua na área de toxicologia, genotoxicidade e estudos in vitro para avaliação de substâncias e produtos
Foto: Edison Temoteo/Futura Press

Mais um animal é retirado do instituto de pesquisa em São Roque
Foto: Edison Temoteo/Futura Press
A direção do instituto classificou a invasão ocorrida na sexta como "ato de terrorismo" e informou que suas atividades são acompanhadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Análise: “Parece uma ação caridosa, mas estes beagles podem ser um risco”
Entenda: Por que Beagles são usados em testes?
Várias campanhas contra as atividades da empresa são feitas há alguns meses em redes sociais. O Instituto Royal é investigado pelo Ministério Público pelo uso de cães em testes para a indústria farmacêutica.
A ação gerou comoção nas redes sociais e já circula na web um abaixo-assinado que quer proibir o uso de animais em testes de laboratório.
Assista ao vídeo do resgate dos cães:
