Ex-prefeito de Januária (MG) é preso por desvio de R$ 500 mil
Maurílio Arruda, ex-prefeito de Januária, no norte de Minas, foi preso na última segunda-feira (30), pela Polícia Federal. Ele é suspeito de participar de um esquema que teria desviado cerca de meio milhão de reais dos cofres públicos. A verba era destinada para obras de reforma e ampliação em escolas da cidade.
A operação Exterminadores do Futuro cumpriu 23 mandados judiciais, sendo quatro de prisão. Além do ex-prefeito, o ex-secretário de educação, o dono de uma construtora e um engenheiro foram detidos. Conforme a PF, eles são suspeitos de fraudar sete processos licitatórios e direcionar os contratos para as empresas envolvidas no esquema. As companhias emitiam notas fiscais de serviços inacabados e embolsavam o valor.
Leia mais notícias no R7 MG
De acordo com a investigação do Ministério Público, a quantia roubada pode ser ainda maior, já que várias obras foram entregues inacabadas ou em péssimas condições. Em uma delas, o banheiro da instituição de ensino não ficou pronto e os alunos eram obrigados a fazer as necessidades no meio do mato.
Esta não é a primeira vez que Arruda é preso. Em setembro do ano passado, ele também foi detido por desvio de dinheiro público. Os envolvidos vão responder por crimes como falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, podendo pegar até 20 anos de prisão.
Fonte: R7 - Minas Gerais
