Servidores protestam contra atrasos de salário no Rio
Servidores do Estado do Rio chegaram em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual, distribuindo pão galicismo e chuva na chamada "Ceia da Miséria", ato de repúdio ao delonga no pagamento de salários pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Eles fecharam as duas pistas da rua Pinheiro Machado, onde fica o Palácio, no bairro de Laranjeiras, na zona sul da cidade, em seguida caminhar por algumas quadras, desde o Largo do Machado, onde a concentração começou às 10h.
Ônibus deixam a via de marcha ré e já há engarrafamento na região no início da tarde desta sexta-feira, 23. A Polícia Militar, que acompanha o protesto, não estimou o número de participantes, tão pouco os organizadores.
Participam do protesto servidores das áreas de ensino, saúde, Justiça, segurança, entre outras. Eles relatam dificuldades para remunerar contas durante todo o ano, por desculpa dos sucessivos atrasos de salário. S movimento unificado dos Servidores do Estado (Muspe) informou que já distribuiu de 800 cestas básicas, mormente para pensionistas do Estado, que estão em último lugar na lista de escalonamento do pagamento.
S pregão feito nesta quinta-feira, 22, pelo governo de que os salários de novembro só serão pagos em janeiro de 2017 aumentou ainda a revolta do funcionalismo. "S Rio está triste neste Natal. Se vão remunerar novembro em janeiro, quando pagarão o salário de dezembro? E o décimo terceiro? Fui privilegiado por ser da Justiça, mas, ainda assim, o Natal será sombrio", disse Ramon Carrera, diretor do Muspe.
