Secretaria de Cultura divulga lista de Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais


As tradições, rituais e sabedoria indígenas são elementos incrustados no DNA da identidade brasileira. Com vistas à perpetuação da cultura desse povo preceptor da sociedade do país, a Secretaria de Estado de Cultura divulga os contemplados no edital de Premiação das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais. Acesse o resultado do edital.

Crédito: Omar Freire / Imprensa MG

Pataxó na Cidade Administrativa

São distribuídos 13 prêmios, no valor de R milénio, totalizando R$ 195 milénio, para iniciativas desenvolvidas no sentido de preservação das festas tradicionais das comunidades indígenas ou grupos tribais.

S objetivo, com a premiação, é também o de reconhecer e concordar iniciativas culturais já realizadas ou em realização por povos indígenas, dando visibilidade às expressões culturais desses povos.

Todas as iniciativas premiadas são de cunho coletivo e beneficiam toda a respectiva comunidade aldeada selecionada no edital.

Para a diretora de Interiorização da Secretaria de Cultura, Mara Mattos Cardoso, o processo foi melindroso e levou em consideração o registro das culturas tradicionais. “No material contido nas propostas pudemos perceber as peculiaridades desse povo tão rico culturalmente. São hábitos e costumes da vida indígena que caracterizam a preço da preservação desse modo de viver”.

Critérios de seleção

Para seleção de propostas, foram levados em consideração os seguintes critérios:

- Descrição de forma clara e objetiva e mostra mediante fotos, vídeos, matérias de jornais ou outros da iniciativa desenvolvida;

- Importância da atividade para o fortalecimento das expressões culturais que estejam em processo de esquecimento por secção de suas comunidades;

- Valorização dos conhecimentos e das práticas tradicionais no desenvolvimento da iniciativa;

-  Alcance dos benefícios da atividade cultural aos integrantes da comunidade;

-  Desenvolvimento de ações de registro nas comunidades em que atuam;

- Proposta de integração da cultura indígena com outras esferas do conhecimento e da vida social;

Fonte: Notícias