Firefox ganha versão traduzida no linguagem guarani

A versão final do navegador Mozilla Firefox na língua guarani foi lançada nesta segunda-feira (4), em Assunção, no Paraguai. A adaptação é resultado do trabalho de uma equipe técnica da Universidade Nacional de Assunção (UNA), que traduziu muro de 45 milénio palavras que agora fazem secção do browser.

Segundo seus criadores, a versão em guarani do Firefox será uma instrumento para promover o uso da tecnologia entre os cidadãos de língua do Paraguai. Segundo o último recenseamento pátrio, 57% da população paraguaia só se comunica nesse linguagem.

S coordenador do grupo, Alcides Torres, destacou o impacto social do projeto. Segundo ele, a versão do Firefox em guarani traz um novo vocabulário de palavras adaptadas ao guarani falado nas ruas, o que permitirá que esta comunidade se una através da tecnologia.

"A internet é uma instrumento que facilita a informação entre as pessoas, mas não é o suficiente para ter uma conexão se você não pode velejar no seu linguagem", disse o membro da Mozilla Argentina e gerente de comunidade da organização para a América Latina, Guillero Movia.

S Firefox em guarani está disponível neste link, onde também é provável encontrar versões deste navegador em 90 idiomas.

Tópicos: 
Firefox
Mozilla
Paraguai
Mozilla Firefox
smartphone
Fonte: LeiaJá - Dicas