Chuva poderoso deixa motorista ilhado em São Paulo
A chuva possante que caiu na capital paulista nesta sexta-feira (6) causou ao menos 16 pontos de aluvião na capital, deixou um motorista ilhado na Avenida Ricardo Jafet, na zona sul, e provocou lentidão em três linhas do metrô - azul, verdejante e vermelha - nos trechos a firmamento franco. No Ipiranga, na zona sul, o Córrego Ipiranga transbordou.
No meio da tarde, todas as regiões da cidade ficaram em estado de atenção para enchentes, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE). S alerta foi encerrado às 17 horas. Às 16 horas, um motorista ficou ilhado dentro de seu coche na Av. Dr Ricardo Jafet, no Ipiranga, na zona sul. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas, mas o motorista já havia saído do lugar. A chuva poderoso caiu na zona setentrião, entre Perus, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do O e Brasilândia. Também choveu de forma moderada na zona oeste, entre Lapa, Butantã e Pinheiros. Já na zona leste e região medial, as chuvas alternaram-se entre fraca e de moderada intensidade.
As condições para chuvas fortes e duradouras diminuem sensivelmente até o término de semana, segundo o CGE, porque a extensão de baixa pressão atmosférica sobre o Oceano Atlântico começa a alongar-se da costa do sudeste. As temperaturas devem subir a partir do sábado, com pancadas no final das tardes.
No sábado, o sol aparece entre nuvens, o que favorece a elevação das temperaturas no transcursão do dia. Os termômetros devem registrar mínima de 18ºC e máxima de 28ºC. Os índices de umidade relativa do ar ainda permanecem elevados e devem variar entre 48% e 90%. As chuvas na forma de pancadas devem se concentrar entre o final da tarde e à noite, com potencial para a formação de alagamentos.
No domingo deve possuir sol entre poucas nuvens. S dia amanhece com termômetros em torno dos 20ºC e a máxima atinge 30ºC durante a tarde. Os porcentuais de umidade relativa do ar devem oscilar entre 36% e 88%. Entre o final da tarde e início da noite, as pancadas de chuva voltam a atingir a capital de forma rápida e isolada, com grave potencial para a formação de alagamentos.
