Vergonha – Quotidiano do Grande ABC

[ad_1]

Do Quotidiano 23:59


São Bernardo parece ter perdido o controle sobre a vacinação de munícipes contra o novo coronavírus. Abundam denúncias de que há moradores da cidade tomando doses de Coronavac sem integrarem os grupos prioritários do PNI (Projecto Pátrio de Imunização). Há casos, inclusive, de servidores do Paço, dois deles candidatos a vereador por partidos incluídos na coligação que reelegeu o prefeito Orlando Morando (PSDB). Estranha-se a lentidão do governo em reagir, com rigor, ao processo de fura-fileira que expõe à Covid-19 quem mais precisa de proteção, porquê profissionais que atuam na risca de frente de combate à doença e idosos.

Até agora, imaginava-se que os casos se devessem ao compadrio infame que caracteriza boa secção das relações políticas no Brasil em universal e no Grande ABC em pessoal. Reportagem publicada hoje pelo Quotidiano, todavia, comprova que há muito de falta de controle nos processos de distribuição e emprego das doses, o que é ainda mais preocupante.

Ao atender o pedido de um asilo da cidade, a vigilância sanitária liberou 216 unidades solicitadas, que seriam suficientes para proteger idosos e funcionários do lugar. Ocorre que, na hora de emprego do imunizante, deu-se pela falta de doses capazes de atender a todos os indivíduos. Em entrevista ao jornal, funcionária do estabelecimento revelou que parentes da proprietária e das enfermeiras foram vacinados, mesmo não fazendo secção do Projecto Pátrio de Imunização. Cadê o controle do Paço, a quem o Estado confiou a realização do PNI? A falta de resposta é obscena.

Municípios brasileiros em que servidores públicos furaram a fileira para se imunizar, aproveitando-se da proximidade com políticos ou da exiguidade de fiscalização, adotaram medidas para coibir as infrações. A Prefeitura de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, demitiu ontem o secretário de Esportes, Marco Aurélio Silva, que havia se vacinado sem pertencer ao grupo prioritário. Em São Bernardo, por enquanto, a repressão ainda está na promessa. 

Ou acesse todo o teor de forma ilimitada:


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia