Um recomendação para você que acabou de formar
Tem um ditado que diz: “Se recomendação fosse bom, ninguém dava. Vendia.”. Por um lado está claro porque há conselhos que são vendidos. É a famosa consultoria, a qual você paga para qualquer perito no ponto te expor o que deve ou não fazer. Mas, por outro lado é inexacto, porque sempre nos deram conselhos que fizeram muito sentido, desde o óbvio porquê por exemplo, quando criança te falaram para não colocar a mão no incêndio, até aquele estritamente necessário, porquê sua mãe te ensinando a forma correta de colocar seu primeiro fruto pra dormir.
Bom, estou longe de ser o pai de alguém (até agora) ou a mãe (definitivamente não), mas cá vai um recomendação.
Sempre que abro alguma vaga cá na Solution Comunicação, é muito generalidade chegar uma enxurrada de currículos de jovens recém formados querendo um espaço para mostrar o seu trabalho mas sem ter tido nenhuma experiência na área, por falta de oportunidade. E normalmente o exposição é: “não tenho zero para mostrar porque nunca me deram a oportunidade de mostrar um pouco”. Isso acontece a praticamente cada novidade vaga ensejo e, quando estamos cá do outro lado da mesa, fica realmente difícil dar uma oportunidade a alguém que, teoricamente, não tem zero para mostrar. E eu fico imaginando a quantidade de gente competente que tem por aí mas, por culpa de uma “falta de oportunidade”, acaba não sendo vista pelo mercado. Bom, então levante recomendação vai pra você que se enquadra neste perfil.
Como você já formou, provavelmente sabe qual área lhe interessou na publicidade, evidente? Criação (ON ou OFF), mídia (ON ou OFF), planejamento, atendimento, redes sociais, etc. Como você ainda não teve oportunidade de mostrar o seu trabalho profissionalmente, crie você mesmo sua oportunidade. Por exemplo, se sua área for criação, crie um portfolio de peças fantasmas, aproveite para fabricar sem as barreiras de um briefing. Se a sua área for Redes Sociais, crie uma fanpage, twitter, instagram de um negócio próprio (ou de um matéria de interesse) e vá alimentando da forma que acredita que daria perceptível. Se não está dando notório, mude de estratégia e tente de novo. Se sua área é Midia Online, faça os cursos do Google e do Facebook (alguns inclusives são gratuitos) e faça uma campanha de mídia para alguma empresa de uma pessoa próxima (pai, irmão, colega, cunhado, etc). Com pequenos investimentos você consegue colocar uma campanha no ar. Gosta de programação? Existem toneladas e toneladas de tutorais gratuitos na web ensinando as diversas linguagens. E por aí vai.
Enfim, o importante é você mostrar o seu potencial. Pão fique esperando uma vaga surgir. Se você conseguir mostrar o seu potencial, vagas surgirão para você. Isso é um indumento. E, porquê tudo na vida, você deve começar pequeno, por plebeu, para aos poucos ir subindo os degraus. E a cada degrau que você sobe, você cresce também, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. E quando você estiver lá em cima, quem sabe poderá ajudar outra pessoa a começar o mesmo processo?
Acho que nascente é o melhor juízo que posso te dar.
Ivo Antonione, diretor de criação núcleo do dedo da Solution Comunicação Estratégica.
* S Grupo Marca não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidos nos blogs assinados.
Notícias relacionadas:
Como a publicidade interativa pode melhorar o engajamento das empresas?
Publicidade nativa
Limitações do nosso cérebro
Fonte: Minas Marca
