Secretários municipais de turismo pedem flexibilização do Minas Consciente

[ad_1]

Gestores de 19 municípios devem se reunir nesta terça-feira com o secretário Leônidas Oliveira para discutir a situação dos municípios

Secretários e gestores de turismo de 19 municípios de Minas Gerais enviaram nesta segunda-feira um ofício ao governador Romeu Zema, com imitação para os secretários das pastas de saúde, cultura e turismo e desenvolvimento econômico, solicitando que o governo "retroaja ao sistema de ondas, exceto a roxa, do Minas Consciente" para salvar sua economia. Assina ainda o documento a Federação de Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur). Também 13 associações comerciais e empresariais endereçaram uma epístola manifesto ao governo estadual para pedir urgência na retomada das atividades.

Além da flexibilização das restrições, o documento enumera outras quatro ações necessárias para salvaguardar empresas e empregos nos municípios, entre elas a inclusão em todas as ondas da lhaneza de parques, o pedestal da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) para promoção de Minas porquê sorte seguro, a apresentação de um cronograma de vacinação, com pedestal para compra de imunizantes pelo consórcio de municípios, e a geração pela Secult de programa de auxílio emergencial para os trabalhadores da cultura e turismo, utilizando os recursos  não usados da Lei Aldir Blanc.

Procurado pela reportagem, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, afirmou que agendou nesta terça-feira, às 17h, uma reunião com os secretários e gestores. Bruno Alves da Rosa, secretário de Estado de Turismo de Camanducaia,  um dos articuladores do movimento, confirmou a reunião.  "O secretário Leônidas Oliveira  tem sido um grande porta-voz com o governo estadual", afirma. 

"O turismo em Minas Gerais vem sofrendo muito com as medidas restriticas da Vaga Roxa do Minas Consciente, sabemos que a base do projecto é salvar vidas, e não discordamos que isso realmente é o que importa. Porém, com todo o período que o trade turístico não trabalhou em 2020 e agora com as restrições de 2021, estamos assistindo, com muita preocupação, a jornada de meios de hospedagem, restaurantes, lojas, agências, guias, instâncias de governança, entre outros, à situações financeiras extremamente delicadas", diz o documento.

Entre os gestores de cultura de municípios que assinam o documento estão os de Capitólio, Caxambu, Diamantina, Extrema, Gonçalves, Santa Luzia, Monte Verdejante, Ouro Preto, Poços de Caldas, Prados, São José da Lapa, São João del-Rei, São Lourenço, Serro e Tiradentes, além de representantes dos circuitos Trilha dos Inconfidentes, Serras Verdes do Sul de Minas, das Águas, Nascentes das Gerais e Canastra e Serras Verdes do Sul de Minas. Nas últimas 24 horas outros oito municípios de diversas regiões do Estado aderiram à mobilização.

"Estamos preocupados com o turismo e as empresas, mas isso não significa que não estamos preocupados também com a saúde", esclarece Bruno Alves da Rosa. As demissões, segundo ele, só não aconteceram em Monte Verdejante ainda por conta de um contrato com o Sindicato das Serras Verdes. "Haverá subtracção de salário para evitar demissões", explica. Sem a Medida Provisória 936/2020, que permitia a suspensão temporária do contrato ou a redução da jornada de trabalho, a situação ficou insustentável para as empresas.

Segundo levantamento da Filial de Desenvolvimento de Monte Verdejante (Move) junto a seus associados, as empresas de turismo deixaram de faturar no período da Vaga Roxa murado de R$ 15 milhões. "No ano pretérito ficamos três meses fechados e perdemos menos do que um mês fechado neste ano", afirma Rosa, que também é hoteleiro. Rebecca Wagner, presidente da Move, afirma que a entidade não é contra o lockdown, mas o Minas Consciente precisa olhar para o turismo com mais atenção. "Muro de 80% do turismo são microempresários e não têm estrutura para suportar lockdown por muito tempo", salienta.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode encarregar. Continue nos apoiando. Assine .


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia