Santa Luzia resgata ritual do sculo pretérito em Folia de Reis – Gerais

[ad_1]
Recria
Recriao do cortejo do Grupo, cavaleiros que guardam a bandeira dos Santos Reis, teve porquê referncia fotos histricas de Santa Luzia (foto: Marcos Vieira/Em/D.A Press)

Uma tradio desaparecida h mais de seis dcadas da paisagem barroca voltou ao Meio Histrico de Santa Luzia, na Regio Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sbado (4). Porquê secção da 2ª Jornada dos Santos Reis, o Grupo, formado por cavaleiros agora com 20 integrantes e que faz a guarda da bandeira dos Santos Reis, levou emoo – e despertou curiosidade – a moradores e visitantes que estavam na Rua Direita, com suas casas enfeitadas para a ocasio. Conhecida pelo Rodeio de Prespios, com dezenas deles montados nas residncias e milhares interessados em admir-los no ciclo natalino, a cidade comemora antemão o Dia dos Santos Reis. Neste domingo (5), vspera do Dia de Reis, tem a Sarau da Epifania do Senhor, com missa na Serra da Piedade, em Caet, tambm na regio metropolitana.
As festas nas ruas, casas e igrejas para dar passagem folia de reis, trazendo a tradio envolta em ritmos, cores e muita alegria, mostram a riqueza cultural de Minas Gerais, que, em 2020, celebra 300 anos de histria, com a organizao de seu territrio – em 2 dezembro de 1720, foi assinado o ato rgio determinando a separao de Minas da Capitania de So Paulo.

O Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais (IHGMG) vai promover palestras, exposies, mesas-redondas e outras atividades para marcar o tricentenrio. Em Minas, as folias de reis so patrimnio intangível desde 2017, por deciso do Recomendação Estadual do Patrimnio Cultural (Conep), constando dos registros do Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico (Iepha-MG).

Para quem acompanhou os cortejos em Santa Luzia, foi um sbado intenso de histria, cultura, religiosidade e formosura. A programao comeou s 8h30, com a visitao aos prespios pelos grupos Folia de Reis do Paulo VI, da capital, e Pastorinhas, de Santa Luzia, que, simultaneamente, percorreram diferentes bairros da cidade. No roteiro, locais tradicionais, porquê o tricentenrio Mosteiro de Macabas, onde foram recebidos por matriz Maria Imaculada de Jesus Hstia, e a comunidade quilombola de Pi- nhes.
(foto: ONG Solidariedade/Divulga
(foto: ONG Solidariedade/Divulgao)

O Grupo das Pastorinhas conta com a orientao e participao de Cleusa da Conceio Batista, h mais de 60 anos revivendo a figura da cigana. Retornando s atividades em sua configurao completa, aps interrupo de mais de duas dcadas, o grupo conta em sua novidade formao com a presena de mulheres da terceira idade do Amigos para Sempre.

Moradora do Bairro Anchieta, na Regio Meio-Sul de BH, a professora de ingls Marinez Soares Piper foi a Santa Luzia mormente para ver as celebraes. “Adoro folia de reis, uma manifestao cultural muito importante e enriquece Minas Gerais”, afirmou, na companhia da amiga Normanda Mendona Lessa. Marinez gostou de ver o casario colonial, as igrejas e capelas.

O retorno das pastorinhas

“Estou realizando um grande sonho: o retorno das pastorinhas, em grupo, nossa cidade”, contou Cleusa, sem esconder a emoo. Ela mesma faz as tranas que compem o visual, retirando fibras de um vegetal chamado pita e depois tingindo-as de preto, num longo processo artesanal. Um dos momentos mais vibrantes da 2ª Jornada dos Santos Reis, promovida pela Associao Cultural Comunitria de Santa Luzia, comeou no término da tarde, quando as pastorinhas de Taquarau de Ordinário e cavaleiros de diversas comitivas da cidade se reuniram com os demais grupos na Igreja Nossa Senhora do Rosrio, partindo em cortejo para o Santurio de Santa Luzia.

Entusiasmado, e com base em pesquisas, incluindo fotos antigas, o presidente da Associao Cultural Comunitria de Santa Luzia, Adalberto Mateus, disse que a recriao do Grupo valoriza a histria de Santa Luzia e de Minas. “O Grupo era um grupo de cavaleiros que desfilavam na Rua Direita, chamando a ateno dos moradores para a solenidade dos santos reis. Em 2020, ele o responsvel por conduzir e vigilar a bandeira dos santos reis em cortejo.”

Comemora
Comemorao antecipada do Dia de Reis, comemorado dia 6, reuniu grupos em cortejos por vrios pontos da cidade da regio metropolitana (foto: Marcos Vieira/Em/D.A Press)

Durante a passagem do cortejo pela Rua Direita, os grupos homenagearam a primeira gerao de luzienses responsveis pela montagem de prespios na cidade a partir do incio do sculo 20, incluindo dona Augusta Dolabella e Santina Dantas, lembradas em estandartes com os nomes e fotografias. O evento cultural teve espeque da ONG Solidariedade Todos Juntos Sempre, da Parquia Santa Luzia, que tem frente o padre Felipe Queirs, e prefeitura lugar.

Sarau na Serra da Piedade

Neste domingo (5), s 11h, na Serra da Piedade, em Caet, na Grande BH, possuir missa e apresentao de dois grupos com tradio, que so o Pastorinhas de Jaboticatubas e a centenria Folia de Reis de Justinpolis, em Ribeiro das Neves – ambos vo visitar prespio recm-inaugurado no Santurio Baslica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

Logo aps a missa, na Baslica da Romaria, os peregrinos que participaro da Sarau da Epifania do Senhor vo caminhar at a Ermida da Padroeira – Baslica Nossa Senhora da Piedade, no ponto mais cimeira do macio, com uma paragem para ver o prespio formado por imagens em tamanho procedente, esculturas da artista Vilma Nel. A obra passa a integrar o conjunto paisagstico do Santurio Baslica Nossa Senhora da Piedade e poder ser visitada, a qualquer momento do ano, pelos peregrinos.

Diante das imagens, os grupos vo ressoar cnticos e fazer oraes, em apresentao que une f e cultura, numa referncia visitante dos reis magos ao Menino Jesus, conforme a narrao bblica. A Sarau da Epifania do Senhor, data peculiar em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo, celebrada pela Igreja Catlica no segundo domingo aps o Natal. A termo epifania vem do helênico (epifneia) e significa manifestao pblica.

11h
Missa seguida de procisso entre as baslicas da Romaria e da Ermida, com os grupos Pastorinhas de Jaboticatubas e Folia de Reis de Justinpolis, em Ribeiro das Neves


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte Notícia