Saiba porquê agir se tiver seus dados pessoais vazados – Tecnologia

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Os recentes vazamentos em tamanho de dados de consumidores em todo o pas acenderam o alerta. De posse do nome completo, do endereo e do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), criminosos podem fazer estragos na vida do cidado generalidade. Com linhas de crdito e dvidas contradas indevidamente, pessoas fsicas terminam com o nome negativado sem terem feito zero.
Para a vtima, resta o constrangimento e o trabalho de limpar o nome. Isso sem racontar as dezenas de ligaes dirias de cobradores em outras cidades. A tarefa envolve pacincia e, algumas vezes, pode terminar nos tribunais.

Na maioria dos casos, a pessoa lesada pode resolver o problema nas prprias empresas. Primeiramente, o tributário deve pedir um extrato detalhado ao rgo de proteo em que est negativado, para justificar a origem da dvida. Depois disso, preciso entrar em contato com a empresa responsvel pela negativao, por meio do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC), ou grafar uma epístola de prprio punho afirmando desconhecer o dbito.

Em todos os contatos, importante que o cliente pea o nmero do protocolo na empresa responsvel e tire cpia da contestao escrita a mo. O cidado tambm deve pedir que a empresa emita qualquer documento que comprove o recebimento da epístola, com data, assinatura e chancela.

Quando o cliente descobre a negativao ao fazer uma compra no comrcio lugar, deve falar com o gerente do estabelecimento, explicando a situao. recomendado pedir uma declarao formal do gerente que possa ser usada porquê prova.

Justia


O problema aprofunda-se quando a empresa se recusa a limpar o nome do consumidor. Nesse caso, a sada costuma ser a Justia. O consumidor deve juntar a documentao obtida – nmero de protocolo, epístola de prprio punho e declarao do gerente – e entrar com pedido de retirada do nome do cadastro de devedores. A vtima tambm pode pedir indenizao por danos morais.

A retirada do nome dos rgos de proteo ao crdito pode ser feita por meio de liminar, que tem tramitao rpida e dispensa a espera para o processo terminar. Munido de toda a documentao, o cliente pode marcar atendimento nos prprios rgos de proteo e contrariar o lanamento no cadastro de devedores sem pedido de liminar, mas a anlise do caso individual.

A melhor sada para evitar transtornos ainda a preveno, com o cliente desconfiando de qualquer mensagem, ligao e forma de contato recebida. Em relao a e-mails, o consumidor deve identificar a procedncia do endereo da mensagem e evitar clicar em links e instalar qualquer programa. No caso de ligaes telefnicas que peam dados sensveis, o cliente deve pedir a identificao do atendente e o nmero do protocolo. O ideal desligar a chamada e vincular de volta, tentando retomar o atendimento com base no nmero do protocolo.

Uma das principais fontes de golpes, o whatsapp deve ter a identificao em duas etapas ativada. Por meio desse recurso, o usurio fabricar uma senha de seis algarismos que obrigação ser digitada periodicamente ao ler as mensagens. O cdigo inibe clonagens e aumenta a segurana do aplicativo. Em relao a cartes de crdito, recomendado usar cartes virtuais em compras online. Alm de poderem ser facilmente excludos, os cartes virtuais no esto em outros vazamentos de dados.

No caso de sites do governo, porquê o Portal de Servios Pblicos do Governo Federalista (gov.br) o Meu INSS e o auxlio emergencial, recomendado trocar as senhas aps o vazamento em tamanho.


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