Sabará é a cidade que mais demanda leitos para Covid-19 à rede de Belo Horizonte

[ad_1]

Município vizinho a BH concentra 294 casos confirmados de coronavírus; segundo estatística de Sabará, exclusivamente 19 moradores infectados estão internados atualmente

Sabará é a cidade de Minas Gerais que concentra o maior número de solicitações de internação por suspeita de Covid-19 na rede pública de Belo Horizonte. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital, a cidade histórica é responsável por um quinto dos pedidos de hospitalização feitos por municípios da macrorregião de saúde à Mediano Única de Internação de BH.

Detrás de Sabará, aparecem na lista os municípios de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Vespasiano e Pedro Leopoldo. Outras solicitações feitas entre o prelúdios de março e o término do mês de junho pertencem a diferentes 55 cidades de Minas Gerais.

A estatística da Secretaria aponta que 4.636 pedidos de internação foram feitos em Belo Horizonte por suspeita de coronavírus no período citado. Setecentas delas, aproximadamente, pertencem a moradores de outras cidades que não a própria capital – o número representa 15,1% do totalidade.

O principal município que solicita hospitalização em BH é Sabará que em quase quatro meses respondeu por 145 pedidos de internação encaminhados à Mediano Única. A cidade da região metropolitana de Belo Horizonte concentra, segundo balanço próprio publicado nesse domingo (5), 294 casos confirmados de Covid-19. Cinco moradores morreram depois serem infectados. Relatório indica que exclusivamente 19 pessoas estão hospitalizadas em decorrência da doença.

Uma preocupação da gestão responsável pela cidade é que houve um aumento de aproximadamente 800% na quantidade de casos em Sabará exclusivamente no último mês. Diante do prolongamento, o Comitê de Enfrentamento decidiu endurecer as medidas de isolamento social e desde o primeiro dia de julho exclusivamente o negócio precípuo pode perfurar as portas.

Em nota publicada na data, o município declarou que outro critério levado em consideração para a decisão de suspender a reabertura econômica foi a proteção da rede de saúde a qual Sabará integra, cujos leitos de UTI estão localizados em Belo Horizonte. “Até mesmo em reverência à decisão da PBH (de cancelar a reabertura do negócio) e o entendimento de que nossa rede de saúde se completa na capital mineira, decidimos seguir o mesmo encaminhamento”, declarou a gestão. 

Em nota, a Prefeitura de Sabará informou que, "logo no início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou o credenciamento de leitos para Covid-19 ao Estado, que não autorizou, justificando que o projecto de contingência não contempla a implantação de CTI no município e que os pacientes deveriam ser encaminhados, via Medial de Leitos, para Belo Horizonte". Ainda segundo o texto, há a possibilidade de disponibilizar, de repentino, 22 leitos de enfermaria para Covid-19 na Santa Mansão. Ainda conforme o texto, a cidade possui oito leitos de estabilização de emergência (CTI) situados na UPA Padre Lázaro e na Santa Mansão. "Há possibilidade da montagem de mais seis leitos de CTI", diz a nota. "Ressaltamos ainda que o oferecido solicitado não é o mesmo que de internação. E também existe outro oferecido relevante que é o número de pacientes cadastrados porquê solicitações, mas que acabam recebendo subida da UPA sem terem internação junto aos leitos da rede assistencial regionalizada", informou a nota.

Outros municípios

A cidade que aparece na lista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte com a segunda maior quantidade de pedidos de internação na rede da capital mineira é Santa Luzia que entre março e fins de junho respondeu por murado de 131 demandas. O município também pertence à região metropolitana e tem 399 casos confirmados de Covid-19, segundo último balanço publicado ainda na sexta-feira (3) nas redes sociais da prefeitura. Dezenove pessoas morreram em Santa Luzia em seguida contraírem o vírus.

Apesar das demandas feitas à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Santa Luzia inaugurou nesta segunda-feira (6) novos dez leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital São João de Deus.

Segundo nota no site, a unidade de saúde concentra 60 leitos, sendo 50 deles clínicos, para tratamento específico de moradores infectados. Ainda no texto, o diretor-universal do hospital detalhou que todos estes novos leitos abertos no término de semana já estão ocupados – esta é a primeira vez que Santa Luzia tem leitos de UTI.

Logo depois no relatório de Belo Horizonte aparecem as cidades de Ribeirão das Neves, que responde por 10,3% das 702 solicitações feitas por outros municípios, Vespasiano com 8,7% das demandas e Pedro Leopoldo com 5%. “Esse conjunto de municípios responde por mais de 60% das solicitações de pacientes de outras cidades. As demais estão divididas em outros 55 municípios”, pontuou a PBH.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia