Quando devemos mudar o treino de musculação? – Dietas

[ad_1]

Os praticantes de musculação muitas vezes me perguntam se mantiver um treinamento durante notório tempo faz com que o corpo se adapte a tal sessão e se isso é prejudicial.

Na verdade quando falamos de treinamento físico não existem receitas prontas, ou parâmetros que se enquadrem a qualquer estado.

O que existem são evidências científicas que tem de serem levadas em conta para a manutenção ou troca de um tipo de treinamento.

Conceitos da periodização do treinamento

Antes de falarmos de quanto tempo devemos manter uma série, é importante deixar muito evidente que isto deve ser planejado, estruturado e seguir uma ordem lógica.

Para te ajudar nisso vou lhe explicar os conceitos da periodização, que é um método muito utilizado com atletas, mas que com algumas adaptações pode muito muito ser utilizado por qualquer pessoa.

Primeiro vamos dividir o ano em um ciclo chamado de Macrociclo. Dentro deste Macrociclo iremos ter os mesociclos, que são períodos de 2 a 4 meses.

A última repartição são os microciclos, que são ciclos de 3 dias a 1 semana ( na musculação se usa geralmente microciclos iguais de 1 semana durante um mesociclo).

Simplificando, você separa seu treinamento no ano, em meses e em semanas. Assim o controle da fardo e o comitiva da evolução ficam muito mais fáceis. 

Para saber porquê funciona todo processo de periodização onde determinamos  para se mudar o treino de musculação, temos um cláusula completo cá sobre periodização do treinamento e seus ciclos. Vale a leitura para compreender melhor todo processo.

Definindo ciclos e períodos de treinamentos

Na hora de definir porquê serão seus ciclos e porquê você deve dar ênfase para cada um deles é necessário você definir qual o seu objetivo para o macrociclo.

Por exemplo, se seu objetivo neste macrociclo for lucrar tamanho magra, tem que dividir os meso e microciclos focados nisso.

Em seguida definido isto teremos logo que montar os períodos, que são os períodos de base, específicos e de destreinamento.

O período de destreinamento é mais usado em atletas, e caso você pratique a musculação somente para uma melhora da saúde e da estética ele não terá tanta valimento assim.

O período de base geralmente tem duração de 2 a 5 meses, e seu enfoque principal é dar consistência para o treinamento ulterior. Neste período geralmente o foco é no aumento da resistência muscular localizada e da força máxima.

Já no período específico você tem que ter bastante nitidez dos seus objetivos, para não perder tempo e vigor com partes que não lhe interessem.

 Vou continuar usando o exemplo de alguém que quer lucrar tamanho magra. Neste período geralmente se usam neste caso um período de 7 a 10 meses e o enfoque seria em treinamento com fardo mais elevada e menos repetições, o que caracteriza uma preferência pela intensidade em detrimento do volume.

 Muito essa periodização é a mais generalidade, mais simples e a que a maioria dos treinadores usa com pessoas normais. Mas a pergunta que não quer embatucar, quanto tempo deve insistir um mesociclo, que seria o período em que você mantém o mesmo treinamento?

Tempo mínimo para mudar os treinos

Eu creio que um treinamento tem de ter no mínimo 8 semanas, para que seus efeitos sejam assimilados pelo corpo. 

Segundo Dias (2005):

 “As modificações na força muscular durante curtos períodos de TP parecem ser resultado da melhoria do ajuste neural intra e intermuscular durante a realização do movimento. Acredita-se que tais adaptações estejam atreladas ao aumento do número de unidades motoras recrutadas, a melhoria da sincronização e frequência de disparos das unidades motoras e a menor co-ativação dos músculos antagonistas, desencadeando maior produção de força durante as fases iniciais do treinamento”.

Ou seja, neste período já podemos ter ótimos resultados. Períodos excessivamente longos podem trazer uma adaptação ao treinamento que ocasionará em estabilização do desenvolvimento.

Obviamente que não se torna uma regra e que precisamos mudar o treino só a cada 2 meses, porquê dissemos, vai depender da periodização, objetivos, frequência do alunos nos treinos,   que tipo de treino vai estar realizando, ou seja, são diversas variáveis baseada na individualidade da pessoa, e por isso que não existe uma receita pronta para todos. 

Em nossa consultoria online, por exemplo, temos alunos onde suas mudanças de treinos ocorrem a cada 30 dias (4 semanas). Outros alunos um pouco mais de tempo e alguns antes também, vai depender de cada aluno.

Leia também:

+ Qual a melhor repartição de treino para hipertrofia? Iniciantes, intermediários e avançados

+ Ramificação de Treino de Pernas e Glúteos Completo (Melhores Exercícios)

Epílogo

O que quero deixar evidente também, é que períodos longos, com mais de 6 meses com a mesma série de exercícios pode originar um incentivo que passa a não ser mais tão eficiente, mesmo que se aumente as cargas.

Portanto, pelo menos 1 ou 2 vezes dentro do macrociclo a série deve ser trocada.

No que se refere as cargas, deve-se aumentar gradativamente, evitando permanecer mais de 3 semanas aproximadamente sem um aumento de intensidade.

Para obter bons resultados é interessante conversar com seu treinador para definirem juntos quais os melhores períodos para a troca da série.

Dificuldade de saber quando mudar seu treino?

Caso tenha dúvidas em porquê montar sua rotina de treinos, saiba que a consultoria do Treino Rabi pode te ajudar! Clique cá para saber porquê funciona o atendimento do nosso personal trainer online.

Referências Bibliográficas

NETO, Joaquim Antunes, et.al. Manutenção das microlesões celulares e respostas adaptativas a longo prazo no treinamento de força. Brazilian Journal of Biomotricity, 2007.
DIAS, Raphael Mendes et.al. Impacto de oito semanas de treinamento com pesos sobre a força muscular de homens e mulheres. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 11, Nº 4 Jul/Ago, 2005.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui