Programa completa 15 anos com reduo da violncia em 190 territrios de Minas

[ad_1]

Entre os resultados está a subtracção de 43% dos homicídios nas áreas em que está implantado; webnário transmitido ao vivo celebra natalício do programa, que faz secção da política estadual de prevenção à criminalidade

 

Fazer uma escuta qualificada, orientar os moradores no entrada a direitos, promover o diálogo e fortalecer a comunidade: assim trabalha o Programa de Mediação de Conflitos (PMC), há 15 anos. As quatro primeiras equipes que deram início aos trabalhos em Belo Horizonte, em 2005, se expandiram para 26, e hoje o programa já atua em murado de 190 territórios de vulnerabilidade social de Minas Gerais, tendo realizado mais de 285 milénio atendimentos neste período de atuação. Entre os resultados dessa trajetória, compartilhada dia depois dia com os moradores, está a redução de 43% dos homicídios, desde 2012, nas áreas em que está implantado, juntamente com o programa Fica Vivo!.

 

Para comemorar a data, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) promove, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/01), o webnário "Programa Mediação de Conflitos: 15 anos de uma história construída com a comunidade". Mais de 300 pessoas, entre moradores, equipes e instituições parceiras, se inscreveram para participar do seminário online, que está sendo transmitido ao vivo pela página da Sejusp no YouTube. Mais do que uma celebração, o evento procura gerar também um espaço de aproximação, diálogo e construção entre o programa e as comunidades atendidas.

 

Presente na solenidade de orifício do evento, o secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Leão, destacou a alegria de se comemorar 15 anos de realização de uma política pública tão importante. "Todas as ações vão evoluindo com ; para insistir mais de 15 anos tem que ser uma política consistente, muito amadurecida e que demonstre resultado. A prevenção à criminalidade é um dos eixos mais importantes do nosso trabalho e o Mediação faz com que tanto o Estado quanto a sociedade atuem de forma concatenada, porquê se fosse uma engrenagem, fazendo com que os conflitos sejam repensados", destacou.

 

Em sua fala, a subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Gomes, recordou o início de sua trajetória profissional na espaço, há 12 anos. “O Mediação de Conflitos foi a primeira experiência transformadora que eu tive. Com o programa, aprendi que o trabalho conjunto é muito mais efetivo do que o trabalho individual, e que o saber não está com a gente; o saber está na comunidade, com os moradores, com as lideranças, com os atendidos", ressaltou. "E é isto que a mediação se propõe a fazer: edificar com as pessoas, e não fazer para elas. A mediação é uma oferta de possibilidade de resoluções pacíficas existentes, sobre os conflitos que podem ser resolvidos por meio do diálogo, promovendo o desenvolvimento da qualidade de vida dos moradores”.

 

A história

 

O Programa Mediação de Conflitos nasceu dentro da Faculdade de Recta da Universidade Federalista de Minas Gerais (UFMG), porquê secção do projeto de extensão Polos de Cidadania. Em 2005, o programa foi incorporado pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Privativo de Prevenção à Criminalidade, que pertencia à logo Secretaria de Estado de Resguardo Social. O trabalho foi se expandindo ao longo dos anos e, em 2019, o programa se tornou secção da política estadual de prevenção social à criminalidade.

 

Nesses 15 anos de história, o PMC realizou um totalidade de 285.796 atendimentos dos mais diversos tipos nos dez municípios onde atua. São 26 equipes distribuídas nas Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) de territórios vulneráveis de Belo Horizonte, Betim, Narração, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

 

Uma das primeiras moradoras atendidas, em 2006, hoje é referência comunitária em seu bairro, o Morro Cimo, em Vespasiano. “Costumo manifestar que o Mediação é tipo uma mãe, já que mãe é aquela pessoa que sempre ajuda os filhos. Cá no Morro Eminente o programa é muito necessário. A vinda dele para cá fez o bairro renascer", conta Maria Eleonora.

 

Os atendimentos

 

Somente em 2020, 85,7% dos casos atendidos foram concluídos, proporcionando soluções pacíficas para os conflitos apresentados pelas comunidades. A maior secção dos atendimentos está relacionada a casos de violência contra a mulher, com 52% dos registros no ano pretérito. Em segundo lugar aparece a violência contra a garoto e o jovem, com 11% dos casos, seguida pela violência contra idosos, com 10%.

 

Responsável pelo programa na Sejusp, a diretora de Prevenção Comunitária e Proteção à Mulher, Tatiane Roble Maia, conta que a demanda por atendimento às vítimas de violência doméstica surgiu das próprias comunidades. “O programa atende demandas de todos os moradores, mas por uma questão social, as mulheres são as que mais procuram, e o PMC foi se especializando neste tipo de atendimento”, explica.

 

Tatiane se recorda de um atendimento que marcou sua história, de uma mulher que sofria violências extremas por secção do marido. "Ela era refém de uma situação de violência física, psicológica, verbal, de todos os tipos. Com uma escuta qualificada da equipe, fizemos um movimento junto com ela de fortalecimento, reconhecimento, e ela conseguiu um tarefa e saiu de lar. Foi um caso em que efetivamente o Mediação conseguiu caminhar junto com a mulher e suas duas filhas, que também presenciavam resquícios dessa violência”, conta.

 

Dentre os moradores que buscam os serviços do PMC, as mulheres de vestimenta lideram, representando 72% do público atendido. Pessoas que se declaram pardas e pretas correspondem a 63% dos atendimentos. A maioria do público observado, 30%, possui renda de até um salário mínimo.

 

Com seis anos de atuação no PMC, a psicóloga e comentador social Déborah Cavalcante relata já ter lidado com os mais diversos tipos de atendimentos, alguns bastante desafiadores. Dentre os mais recentes está a história de uma família que buscou o programa para resolver um infortúnio com um imóvel, mas acabou tendo muitos problemas solucionados. “O que estava por trás era muito maior do que isso, eles estavam vivenciando diversos tipos de violência intrafamiliar, além da falta de assistência médica e social. Conseguimos trabalhar com cada membro e, ao final, a família criou um vínculo com o programa. Eles confiam em nós e nos procuram quando necessitam”, conta a comentador social.

 

O webnário

 

O primeiro dia do webnário contou com duas palestras, com os temas “Segurança Cidadã para a Prevenção e Enfrentamento às Violências” e “Mediação Comunitária para a Transformação Social”. O segundo dia traz em sua programação o pintura “O Programa Mediação de Conflitos: Trajetórias e Perspectivas de uma Segurança Pública com a Comunidade”, seguido por três mesas temáticas, que acontecerão simultaneamente: Segurança Cidadã e Rede Social Mista, Mediação Comunitária e Enfrentamento à Violência.

 

“Leste seminário traz debates de temas muito importantes e atuais para nós que trabalhamos com a prevenção à criminalidade, principalmente sobre a mediação comunitária. Foi uma construção de anos, na qual trabalhamos buscando formas de atuar", detalha a superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes. "Essa mediação dá um lugar dissemelhante para o sujeito; é uma mediação que não tem foco só no individual, mas é um espaço que considera o sujeito no coletivo que ele está inserido”.

 

Cinco apresentações culturais, de dança, rap e trova, desenvolvidas por artistas talentosos das comunidades atendidas pelo programa, permeiam a programação durante os dois dias, nos intervalos dos debates.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia