o pai do universo de Game of Thrones

[ad_1]
VALIERE MACON George R. R. Martin com o prêmio Emmy de melhor série dramática para VALIERE MACON

George R.R. Martin, o redactor americano e responsável da saga que inspirou a famosa e sangrenta série "Game of Thrones", criou uma grande variedade de mundos de fantasia com inspirações que vão da era medieval ao horizonte sci-fi.

Graças ao sucesso de seus livros, o plumitivo de 70 anos, sempre visto de barba branca, gorro, óculos e suspensórios, se transformou em 2016 no 12º responsável mais muito pago do mundo, segundo a revista Forbes.

Fã de história medieval e mitologia, enamorado pela Guerra das Rosas, vendeu mais de 85 milhões de exemplares de sua saga, traduzida para 47 idiomas.

Sua obra, com dezenas de romances, inclui também ficção científica ("Uma melodia para Lya"), fantasia ("The Armageddon Rag"), terror ("Nômades Noturnos") e HQ ("Wild Cards").

George Raymond Richard Martin, fruto de um estivador, nasceu em 20 de setembro de 1948 em Bayonne, Novidade Jersey.

"Fui criado em uma moradia popular. Éramos pobres [...] nunca viajávamos no verão. Mas os livros me levaram a todo lugar", diz esse leitor voraz em entrevista ao meio americano PBS.

Quando era garoto, escrevia histórias de monstros que vendia para os amigos por algumas moedas,e mais tarde histórias de super-heróis para fanzines de sua escola.

Com 13 anos se impressionou com "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien.

"A partir do momento em que Gandalf morre, o suspense se multiplica por milénio, porque qualquer um pode morrer".

Estudou jornalismo na Universidade de Northwestern University e foi contra a Guerra do Vietnã.

Em 1972, quando o americano Bobby Fischer se transformou em vencedor mundial de xadrez, gerando poderoso interesse pelo jogo, George R.R. Martin foi contratado para ser juiz de xadrez nos finais de semana, o que deixava "cinco días livres para grafar" e proporcionava numerário suficiente para remunerar as contas, disse ao jornal The Independent.

- "Um peso enorme" -

Começou a publicar nos anos 1970 com romances curtos e depois trabalhou em roteiros para séries de TV porquê "Além da Imaginação" e "A Bela e a Fera", sem nunca deixar de ortografar.

"Cada vez que apresentava um roteiro, me diziam: 'George, gostamos, mas é cinco vezes nosso orçamento'".

"A guerra, em que coloquei 10.000 pessoas se transformava em um duelo entre o herói e o faceta malvado", disse em entrevista à Time.

Em seguida vários projetos para televisão não aprovados, passou a se destinar exclusivamente à literatura, pensando em "ortografar alguma coisa tão grande porquê [sua] imaginação, com todos os personagens que queria, castelos gigantes, dragões, lobos, centenas de anos de história e uma trama realmente complexa.

Ou seja, um pouco impossível de filmar", contou sobre sua saga "Melodia de Gelo e Lume", que começou em 1991 com a teoria de fosse uma trilogia.

Quando os livros entraram na lista dos mais vendidos e o "Senhor dos Anéis" foi ajustado para o cinema, Hollywood se mostrou interessado.

O responsável era contra filmes centrados nos personagens Jon Snow e Daenerys e recusou as propostas de filmes baseados no primeiro livro.

Mas em um encontro em 2006 com os roteiristas David Benioff e D. W. Weiss um entendimento foi apanhado, conduzindo ao lançamento de "Game of Throne" em 2011 pelo ducto HBO.

A transmissão da última temporada da série começa em 14 de abril, a partir de elementos que George R.R. Martin deu aos roteiristas "há cinco ou seis anos".

"Mas podem ter ocorrido mudanças e alargado muitas coisas", reconheceu o responsável, que não leu os últimos roteiros, porquê disse em entrevista à revista Rolling Stone.

Apesar disso, ainda não terminou os dois últimos livros da saga, o que gera impaciência e muitas vezes mal-estar entre os fãs.

"Sou muito consciente de que devo fazer um pouco grandioso", disse ao jornal The Guardian. "É um peso enorme".


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia