O design de interiores da Moradia Tassel — Dicas decorativas

[ad_1]

Dentro do contexto do modernismo, devemos ressaltar a repercussão do design de interiores da Mansão Tassel. Ao longo da história, ela foi considerada uma peça-chave que serviu de inspiração para outros artistas modernistas.

Atualmente, os arquitetos investigam e estudam as obras de artistas do final do século XIX e do início do século XX, basicamente porque elas oferecem um tipo de estética inovador e criativo, capaz de romper com os estereótipos predeterminados em épocas anteriores.

Por isso, a Moradia Tassel é uma das obras mais úteis e recorrentes que a história da arte nos proporcionou, capaz de servir porquê manadeira de inspiração para os designers de interiores do século XXI. O mobiliário, a estrutura e a disposição interna aparecem porquê produções inovadoras que podem ser aplicadas nas casas atuais.

Um pouco de história…

As escadas, uma maravilha do modernismo

Interiores / artnouveaugrupo9.blogspot.com

A Mansão Tassel foi criada pelo arquiteto e artista Víctor Horto entre 1892 e 1893, em Bruxelas (Bélgica). Neste trabalho, estão concentrados os conceitos e abordagens próprios do modernismo. Poderíamos expressar que nascente é o resultado de uma confluência de ideias. Naquele momento, as obras desta fluente estavam começando a tomar forma.

Nascente arquiteto se formou em arquitetura, arte e design na França. Gradualmente, ele entrou para diferentes círculos de artistas, a término de receber treinamento e ideias com as quais ele pudesse moldar os seus próprios projetos. Assim porquê alguns de seus contemporâneos dizem, ele era um profissional no tema.

Com o domínio do ferro e do vidro, depois do desenrolar da revolução industrial, diferentes recursos começaram a ser usados, permitindo dar forma ao modernismo. Desta maneira, teve início a tendência artística da art nouveau.

O modernismo significou uma ruptura com os preceitos arquitetônicos do século XIX.

A naturalidade refletida nos interiores da Moradia Tassel

A Casa Tassel foi criada pelo arquiteto e artista Víctor Horta

Detalhes / diedrica.com

O principal objetivo que se pretendia refletir nos interiores é a emprego do naturalismo orgânico; isto é, depois de um extenso estudo realizado primeiramente na natureza, podemos verificar que a morada oferece uma estética inovadora, próxima da núcleo da vida.

  • O que mais se destaca são as formas curvas e sinuosas que podem ser encontradas através de diferentes recursos domésticos. Por que isso foi utilizado? Principalmente por pretexto da procura por formas orgânicas que refletissem viveza e naturalidade.
  • O dinamismo é o principal componente nos diferentes espaços. Onde quer que você olhe, é provável encontrar diferentes elementos de caráter sutil e quebradiço. É porquê se houvesse uma «espalhafato» estrutural com formatos diferentes daquilo que geralmente era visto nos prédios do século XIX.
  • A fluidez é outro concepção presente nos interiores. Ondulações e formas assimétricas podem ser encontradas, já que a teoria é evadir dos preceitos classicistas.
  • Também há a emprego das chamadas linhas de chicote que são padrões decorativos, formados por linhas dinâmicas, ondulantes e fluidas em um ritmo sincopado. Trata-se de uma emprego estética completamente original colocada em diferentes elementos, tanto de forma sólida quanto pictórica.

A escada, uma maravilha do modernismo

A naturalidade refletida nos interiores da Casa Tassel

Escadas / pacoescriva.com

O espaço habitável da moradia tem 1.000 metros quadrados. No meio, ficam as famosas escadas, compostas por várias seções, o que ajuda a estabelecer uma conexão direta com os outros espaços da mansão e a subir para os outros andares.

Há uma grade de ferro forjado com formas sinuosas, sem a definição de um escorço específico. No teto, há uma cobertura de vidro que dá ao lugar uma atmosfera ligeiro, dinâmica e iluminada.

Os degraus caem em direção ao soalho porquê se fossem uma catadupa. O último degrau termina de uma maneira mais ampla em confrontação com o restante, definindo a risca com formas curvas.

Essa maravilha arquitetônica é sinônimo de inovação e originalidade.

Ferro e plasticidade na Lar Tassel

Ferro e plasticidade na Casa Tassel

Materiais / elcultural.com

O ferro é o principal material de construção usado na lar. Através dele, foi configurada uma grande estrutura com colunas finas e alongadas, buscando uma maior estilização da moradia por dentro, elevando-a com totalidade desenvoltura.

Tudo isso se une ao traçado curvo dos pisos e dos quadros nas paredes, que têm as chamadas linhas de chicote, fazendo deste lugar um espaço mágico. A plasticidade está presente, principalmente através do uso da risca curva em praticamente todos os recursos decorativos.


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :
Fonte da Notícia -> Clique Aqui