Nvidia pode fechar produção de chips non-A para ter preços mais baixos nas RTX [Rumor]

[ad_1]

Segundo a versão alemã do Tom’s Hardware (Igor's Lab), a Nvidia está encerrando a produção dos chips non-A usados nas GPUs com arquitetura Turing. O site relata que os planos da empresa são de concluir a fabricação até o término de maio e, a partir daí, comercializar as RTX 20 (exclusivamente as 2070 e 2080) com a versão mais potente do chip, que leva o “codinome” A.

Nvidia disponibiliza 3 demos com Ray Tracing em tempo real para GeForce RTX e GTX

Para entender melhor o impacto dessa mudança é importante saber a diferença entre os dois chips. Essa prática de ter duas versões diferentes da mesma placa é bastante generalidade em diversos modelos da Nvidia. Depois os primeiros testes de desempenho realizado pela empresa, são identificados os núcleos que apresenta a menor performance para serem desativados. Isso, teoricamente, faz com que o resultado tenha um impacto em seu valor final para se tornar mais atingível. Porém, essa prática também possibilita que outras fabricantes vendam modelos overclockados de fábrica, conhecidos porquê OC-ed, por valores mais altos, porquê no caso da série XC Ultra da EVGA

Basicamente, esses modelos são diferenciados por uma letra, sendo usado geralmente a letra A, para identificar o padrão mais potente. No caso das placas de vídeo com arquitetura Turing os modelos mais potentes com overclock de fábrica são o TU106-400A-A1 e TU104-400A-A1. As placas mais baratas são identificadas porquê non-A (sem overclock) nos modelos TU106-400-A1 e TU104-400-A1. O que a Nvidia estaria planejando é desativar a produção dos chips non-A e, a partir de junho, às RTX Turing viriam todas com OC-ed.

Os chips devem passar a ter os novos codinomes TU104-410 e TU106-410 e a mudança deverá ser sentida no valor das placas RTX, já que com a retirada de um padrão mais barato e com o overclock de fábrica em todas elas, as GPUs mais potentes vão substituir as placas mais em conta - atualmente, as que têm o menor desempenho. 

Nvidia GeForce 430.53 - Versão beta para emendar problema com cume uso de CPU

Tudo indica que a Nvidia pode estar tentando tornar suas placas mais acessíveis e quer estabelecer uma concorrência efetiva com a AMD, que está prestes a lançar suas GPUs com arquitetura Navi.

 

ERRATA: Na primeira atualização da notícia foi citado o padrão RTX 2060, mas ele não estaria incluso nessa diferença de chip. Somente as RTX 2070 e 2080. É importante ressaltar que são rumores e até o momento zero foi confirmado pela Nvidia. Não há informações sobre prejuízos de vendas ou mesmo acessibilidade dos preços. 


[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui