Minas tem pelo menos 10 mortes a mais por COVID-19 que o computado pelo estado – Gerais

[ad_1]
(foto: Mauro Pimentel/AFP)
(foto: Mauro Pimentel/AFP)

 

Minas Gerais tem ao menos mais 10 mortes causadas por infeco pelo novo coronavrus, alm das 71 j informadas pela Secretaria de Estado de Sade (SES) nesta tera-feira (28). Os dados foram levantados pelo Estado de Minas, que cruzou os nmeros informados por algumas prefeituras com o ltimo boletim da SES.

 

No levantamento da reportagem, foram consideradas as cidades com mais que 100 milénio habitantes: 32 prefeituras no totalidade. Dessas, somente os municpios de Betim e Santa Luzia, ambos na Grande BH, no informam os nmeros locais em seus canais de comunicao (redes sociais e site solene), portanto no fazem secção da anlise.

 

As 10 mortes que ainda no fazem secção do boletim da Sade estadual esto concentradas nos seguintes municpios: Uberlndia (3), Juiz de Fora (3), Montes Claros (1), Governador Valadares (1), Poos de Caldas (1) e Varginha (1).

 

Com isso, na prtica, o estado tem pelo menos 81 bitos por COVID-19.

 

Quanto aos casos confirmados, os nmeros das prefeituras e da SES diferem em 71. As 32 cidades com mais de 100 milénio pessoas em Minas Gerais, excluindo Betim e Santa Luzia, concentram, conforme seus prprios boletins, 1.195 diagnsticos. A Sade estadual, no entanto, computa 1.124 nesses municpios.

 

De todas as prefeituras, somente a de Vespasiano, na Grande BH, no registra sequer um diagnstico da doena.

 

A diferena entre o levamento das prefeituras e da Sade estadual tem sido explicada pela SES por meio do “fluxo de notificao”.

 

De concordância com as informaes passadas pela secretaria estadual, logo que o caso suspeito identificado pelo servio de sade, “ realizada uma triagem com nascente paciente de conciliação com dados clnicos e epidemiolgicos, auxiliando na tomada de conduta de interao ou isolamento domiciliar. O profissional de sade entra em contato com o CIEVS-Minas (Meio de Informaes Estratgicas em Vigilncia em Sade do Estado de Minas Gerais) ou Unidade Regional de Sade para discusso do caso.”

 

Uma vez definido porquê caso suspeito, o municpio preenche um formulrio com os dados do paciente, denominado RedCap, especfico do Ministrio da Sade.

  

Por meio desse formulrio gerado todo o banco de dados do coronavrus no estado. O COES Coronavrus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informaes ao municpio e faz o intercepção dos resultados de exames laboratoriais.

 

Aps esse fluxo, os dados sero includos no boletim dirio.

 


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia