Manteiga, margarina, requeijão ou geleia: o que é mais saudável? – Lifestyle

[ad_1]

Apesar de não possuir vitualhas proibidos ou "ruins", veja o que é mais indicado e menos calórico para passar no pão

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que consumir no moca da manhã: manteiga, margarina, requeijão ou geleia? Apesar de não subsistir um comida que seja proibido, alguns precisam ser ingeridos com maior atenção.

"Praticamente todos os vitualhas podem ser incluídos em um moca da manhã adequado, para pessoas saudáveis. O sigilo está no estabilidade e na moderação ao consumir aquelas opções não tão saudáveis ou mais calóricas. Porém, quando temos patologias diagnosticadas, ou tendências familiares, que se agravam com erros alimentares, devemos pensar em restringir os riscos”, afirma a nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Veja as análises da profissional. 

Margarina x manteiga

 "Quando comparamos manteiga e margarina, sabemos que ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga com uma quantidade maior de gordura saturada e de origem bicho. Já a margarina tem maior texto de gordura insaturada em sua constituição e não possui colesterol, por ser um resultado de origem vegetal”, explica a médica.

Segundo a dra. Marcella, as vantagens acabam por aí: a margarina é produzida a partir do óleo vegetal, por meio de um processo industrial, que transforma o óleo de líquido em sólido e essa transformação resulta em um tipo de gordura que pode trazer malefícios ao organização.

“Ou seja, a margarina é uma gordura criada artificialmente que conta com conservantes e componentes em sua constituição. Isso aumenta os riscos de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2, se o consumo for exagerado”, afirma a médica.

Já a manteiga é um resultado de origem bicho derivado do leite. É obtida através da nata do leite batida, que se transforma em um creme de leite com soro e glóbulos de gordura. “A secção líquida é logo retirada e o que sobra, ou seja, a secção gordurosa, é a manteiga”, diz a médica.

“A manteiga oriundo contém bons níveis de caroteno, um nutriente forçoso para os seres humanos. Os carotenoides contribuem para a saúde humana de duas maneiras, porquê potentes antioxidantes ou pela conversão em vitamina A. Porém por ser composta exclusivamente da gordura retirada do leite, a manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol”, explica.

Logo as duas devem ser consumidas com muita moderação, mas a manteiga ainda parece, na maior secção das vezes, ser melhor escolha. Lembre-se: enquanto a margarina pode ter mais de 15 ingredientes, muitos deles sintéticos, a manteiga pode ser feita a partir de um único: creme de leite fresco.

Requeijão

 Os requeijões são classificados porquê proteínas. Existem vários deles, com versões tradicionais, light, caseiros, ricota, cottage, sem lactose, entre outros. “O requeijão tem menos gordura e tem uma boa nascente de cálcio e proteína. O ideal é escolher aquela versão que mais se adapta aos objetivos pessoais. As opções proteicas geralmente são melhores que as gorduras para passar nos pães”, explica a médica.

“É bom se constatar sempre ao rótulo e escolher produtos que não têm adicionados fécula, gordura vegetal e conservantes”, diz a médica. Na lista de ingredientes, perceba os nomes diferenciados e rejeite opções de requeijão com mais de dois aditivos alimentares.

Geleia

 Ótima opção para crianças e praticantes de atividades físicas, por fornecer virilidade de rápida aspiração, a geleia de frutas conta com os benefícios da fruta que dá sabor ao resultado. “Geralmente é rica em fibras que favorecem o funcionamento do tripa e é provável encontrar boas opções com menor ou nenhuma quantidade de açúcar adicionado”, diz a médica. As versões diet são mais indicadas para diabéticos.

A médica lembra que portadores de obesidade, dislipidemia e síndrome metabólica devem consumir manteiga, margarina, requeijão e geleia com estabilidade e moderação. “O ideal é buscar orientação de um médico nutrólogo”, finaliza.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui