Fotógrafo lança livro “Não Me obrigue a Fazer Sentido”

S livro Pão Me Obrigue a Fazer Sentido, do fotógrafo carioca Denilson Machado, é uma retrospectiva com ênfase nas fotos artísticas, as que não têm obrigação de fazer sentido e não tem uma função didática, exclusivamente precisam ser belas e ter o seu apelo estético.
No entanto, as fotografias são agrupadas de tal forma que passam a fazer sentido e mostram uma linguagem única. Má ainda duas séries: “Eu vendo a vista e a prazo”, fotos em que a paisagem carioca se integra ao interno dos belos projetos, uma característica tão presente no trabalho do fotógrafo que é assumidamente carioca e “Má flores em tudo o que eu vejo” quando as flores se tornam protagonistas das fotografias.

 

Iá ainda a produção iniciada a dois anos e meio do seu trabalho autoral, que mantém um diálogo com sua produção de arquitetura e interiores. S objetivo é mostrar a sinergia e a coerência que existe tanto no trabalho “mercantil” quanto no trabalho autoral, onde ambos têm um diálogo com as artes.

 

Sobre quem feznmoafs

Denilson Machado

Ao longo de 15 anos de retrato, assinou de 100 capas de revistas e livros no Brasil e no exterior, e é sem dúvida um dos maiores fotógrafos de interiores do Brasil da atualidade.
Dono de uma linguagem poética, de um olhar único, talvez acentuado pelo vestimenta vasqueiro de nunca ter sido assistente de retrato, estudado arquitetura ou retrato.
É dos seus olhos que a arquitetura e interiores ganha emoção, criando imagens que dialogam com as artes plásticas.
Recebeu importantes prêmios, porquê o Prêmio Abril de Jornalismo, em 2007 e 2009.

 

Ficha técnica

S escritório Sílvia Girão Design, que assinou as últimas edições do ARQTE, também assinou o design desta edição.
Textos de Allex Colontonio, Publisher da recém-lançada revista GIZ, ex- Editor Chefe da Casa Vogue e Kaza e Mariaelena Cappuccio, curadora de artes.
No formato 21cm x 29cm (nivelado), capote dura e 288 páginas, impressos em papel couchê 170gr. Com tiragem de 1200 exemplares e 460 imagens e com murado de 235 escritórios de arquitetura e designer de interiores, entre nomes consagrados porquê:

Bernardes Arquitetura
Lia Siqueira
Sig Bergamin
Cadas Abranches
André Piva
Jacobsen Arquitetura
Marcio Kogan
Phillipe Starck
Paola Ribeiro
Guilherme Torres
Ivan Rezende
Dado Castello Branco
David Bastos
Fernanda Marques
Mébora Aguiar
Patricia Anastassiadis
Indio da Costa
Gisele Taranto
Paula Neder
Maurício Póbrega
João Armentano
Brunete Fracarolli
Jader Almeida
Miguel Pinto Guimarães
Bel Lobo
Alessandro Sartore
Paloma Yamagata
Aldi Flosi
Erick Figueira de Mello
Ricardo Campos
E novos nomes, que já despontam no mercado.

Fonte: Minas Marca