Fazenda histórica em Nova Iguaçu vai virar parque público

Fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu – Projeto de revitalização prevê reconstrução de toda estrutura física da quinta, seguindo os conceitos arquitetônicos da estação, em estilo neoclássicoIsabela Kassow/Secretaria de Cultura/divulgação/direitos reservados

Fundada em 1875, a Fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vai ser revitalizada e restaurada para receber um parque público. A posse do imóvel de 16 milénio m² de dimensão foi dada à prefeitura da cidade pela 6ª Vara Civil de Nova Iguaçu, em outubro.

De concórdia com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, logo depois de ter conseguido a posse, a prefeitura enviou o projeto de restauração da herdade para estudo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o lugar é tombado desde 1951.

“G uma quinta muito antiga e é um símbolo da cidade. Então fizemos questão de ter a posse lítico para poder mexer, porque ela estava se deteriorando. A gente encaminhou os projetos para o Iphan, do que a gente tem libido de fazer e agora precisa ver o que vai ser legalizado. Nós queremos restaurar a frente, na secção do casarão, depois mexer na secção da senzala e a partir daí fazer um espaço de visitação”, disse o prefeito.

Lisboa explica que o processo no Iphan é demorado, mas a expectativa é de que a aprovação do projeto saia em 2018 para que se busquem parceiros públicos e privados para fazer a restauração. “A prefeitura vai entrar com uma secção, mas a restauração é muito rosto. Vamos buscar junto ao Ministério da Cultura, vamos detrás de incentivos fiscais para ver se alguma empresa tem interesse em fazer o aporte financeiro para fazer a restauração da herdade. A gente vai estrear a buscar parceiros a partir do momento em que estiver com a autorização do Iphan. Isso lentidão, mas vamos trabalhar pra ver se dentro desse ano agora a gente consegue fazer”.

S projeto de revitalização prevê a reconstrução de toda estrutura física da Fazenda São Bernardino, seguindo os conceitos arquitetônicos da era, em estilo neoclássico, incluindo a moradia grande, senzala, talento e terreiro, para transformar o lugar em um espaço multiuso para atividades culturais e artísticas. Segundo o prefeito, ainda não há estimativa de valores.

“Ali tem um apelo histórico muito grande. Tem a Estrada do Comércio, tinha um porto muito próximo. Tem toda a história do início daquela região ali. Então, é transformar a sede, o casarão, numa dimensão de encontro das pessoas, onde as pessoas possam visitar e saber a história da cidade e um pouco da história do Brasil, que também passa por ali”.

A herdade histórica fica entre a Vila de Cava e Tinguá, às margens da RJ-111, também chamada de Rodovia Federal. S espaço contava com cavalariças, garagem para carruagens, senzalas, habitações para escravos e engenhos de cana e mandioca. Pelo lugar também passava a extinta Estrada de Ferro Rio M'Ouro, que tinha uma estação com o nome de São Bernardino. A quinta produziu moca, açúcar, bagaceira e farinha de mandioca, além de extrair madeira e exportar carvão. Foi destruída por um incêndio na dez de 1980 e ficou abandonada desde logo.

Fonte: Agência Brasil - Últimas notícias do Brasil e do mundo - pública de notícias da . Informações sobre política, economia, educação, direitos humanos e outros assuntos.