EXCLUSIVO: Chipset AMD X590 confirmado em documentação sobre RAID de junho de 2020
O lançamento do chipset X570, atual topo de risco AM4, aconteceu em julho de 2019
Estou há qualquer tempo fazendo pesquisas para alguns testes com a tecnologia RAID sobre SSDs NVMe, e hoje acessando o novo User Guide do AMD-RAIDXpert2 descobri uma informação muito interessante na página 36, um novo provável chipset topo de risco, o AMD X590. Não é a primeira vez que informações a reverência desse chipset surgem, isso já aconteceu através de outros vazamentos, e faz bastante tempo porquê podem ver nessa notícia.
O último chipset topo de risco da AMD para soquete AM4 foi o X570, mas hoje ele perde para o B550 em algumas atualizações de tecnologia que naturalmente acontecem com novos lançamentos, porquê é o caso do B550 que foi lançado faz poucos meses. Lançar um novo chipset faria todo sentido com a chegada dos novos processadores Ryzen 5000, mormente quando se trata dos modelos Ryzen 7 e mormente Ryzen 9.
Uma das maiores mudanças do chipset seria justamente trazer mais canais PCI-Express, subindo de 16 do X570 para 24 canais, com os 24 já anunciados dos novos Ryzen 5000, teríamos ao todo 48 canais PCI-Express quando ambos combinados no mesmo sistema, justamente uma das grandes limitações de RAID quando utilizando SSDs do tipo NVMe que usam canais PCI-Express para informação.
AMD-RAIDXpert2 User Guide Rev. 3.11 Junho 2020
Enviamos um email para a assessoria da AMD, mas pelo horário, só deveremos ter a resposta amanhã, porém já sabemos que muito em breve a empresa pode lançar um novo chipset e com isso as fabricantes parceiras de mainboards lançarem novas placas topo de risca, certamente, porquê foco em cima dos modelos Ryzen 5000.
Aquém uma tábua com os atuais chipset da empresa e compatibilidade dos mesmos, faltando somente o A520. Um novo chipset, naturalmente seguiria a politica de compatibilidade dos últimos lançamentos, com suporte aos modelos Ryzen 5000 e talvez Ryzen 3000, mas não mais do que eles.
[ad_2]
Manadeira Notícia -> :Fonte da Notícia -> Clique Aqui