Escolas do interno acham a frmula da superao – Gerais

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A Escola Vicente Jos
A Escola Vicente Jos Soares, em província de Governador Valadares, conseguiu o maior salto no desempenho (foto: E.E. Vicente Jos Soares/Divulgao)
 

 

Ao mesmo tempo em que a qualidade do ensino pblico posta ainda mais em xeque em tempos de pandemia e o debate sobre a volta das aulas presenciais em todas as redes avana para uma queda de brao de término incerto, resultados alcanados por escolas do interno mineiro mostram que possvel fazer a diferena, apesar de todas as dificuldades da educao gratuita. A prova so dois colgios pblicos do interno, que se destacaram na ltima avaliao de desempenho da educao bsica brasileira. Em um província de Patos de Minas, no Supino Paranaba, a Escola Estadual Major Mota levou o ttulo de maior ndice de Desenvolvimento Bsico da Educao (Ideb) do ensino mdio do estado. E na zona rústico de Governador Valadares, no Leste de Minas, a Estadual Vicente Jos Soares deu um salto que pegou at mesmo a direo de surpresa, destacando-se porquê o ensino mdio de maior incremento.  

So casos que traduzem o passo adiante oferecido no estado depois de um longo perodo de estagnao. Mesmo sem alcanar a meta, pela primeira vez desde 2011 o Ideb do ensino mdio, a lanço mais frgil da educao bsica, cresceu, ultrapassando a barreira da nota 3. Os resultados de 2019 foram divulgados pelo Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep). O combate evaso escolar e reforo regular a alunos com dificuldade so apontados porquê as principais ferramentas para fazer do estado um dos destaques.    

Nos anos iniciais do ensino fundamental, lanço em que Minas sempre foi referncia para o restante do pas, o Ideb de 2019 das escolas estaduais se manteve igual ao da edio anterior, com nota 6,5 (0,1 aquém da meta). O estado o quarto com a maior nota do pas. Nos anos finais, houve aumento depois de duas edies seguidas de queda, com o desempenho saindo de 4,4 em 2017 para 4,6 no ano pretérito (a meta era 5,3). No ensino mdio, as escolas da rede estadual alcanaram nota 4 e, mesmo aquém da meta estipulada (5), frearam uma sequncia de queda que vinha desde 2011 (veja quadro).  

 

A Escola Estadual Major Mota, em Patos de Minas, levou o t
A Escola Estadual Major Mota, em Patos de Minas, levou o ttulo de maior Ideb do ensino mdio do estado (foto: E.E. Major Mota/Divulgao)

 

A Escola Estadual Vicente Jos Soares, no província de Santo Antnio do Pontal, a 12 quilmetros de Valadares, foi a que mais cresceu no Ideb. Saltou de 1,6 em 2017 para 4,7 no ano pretérito. “Estou vibrante, no consigo dormir h dias. Sabamos que viria um resultado bom, oferecido o retorno dos alunos depois da prova e o compromisso deles, mas no imaginava to bom”, comemora a diretora, Juliane Pires da Costa. A escola, nas palavras da responsvel pelo estabelecimento, atpica.  

Localizada em um povoado carente, tem 526 alunos cursando dos anos iniciais do fundamental ao 3º do mdio. Em um relâmpago de 50 quilmetros, a nica escola estadual. habituada a enfrentar problemas bsicos, porquê o entrada – no o tecnolgico, to falado atualmente, mas o fsico, do meio para se chegar ao prdio, o que exige superar condies meteorolgicas para conseguir vencer a estrada.

Juliane conta que 98% dos alunos dos anexos dependem do transporte escolar rústico e, na sede, 80% s conseguem chegar graas aos nibus e vans da prefeitura. Entre os professores, 90% saem de Governador Valadares para dar aulas. “Essa notcia uma injeo de nimo. Nascente momento de aulas on-line est muito difcil, pois a maioria dos estudantes no tem aproximação ( internet ou ao computador). Estvamos cabisbaixos e desanimados”, relata. A escola tem ainda dois anexos para atendimento noturno do ensino mdio. Um fica no povoado de Crrego dos Bernardos, a 15 quilmetros de asfalto e sete de estrada de terreno da escola-sede. Outro est no província de Brejaubinha, a 25 quilmetros de asfalto e trs de estrada de terreno da sede.

 

Desempenho na ponta do l
Desempenho na ponta do lpis: apesar de no alcanar a meta, pela primeira vez desde 2011 o Ideb do ensino mdio cresceu (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 28/11/19)

 

A diretora atribui secção do resultado mobilizao feita ano pretérito para conseguir dos alunos engajamento para se subordinar ao teste do Ideb. “Fizemos um grande trabalho, pois os alunos do 3º ano fazem pensando que vo lucrar zero com isso. Batalhamos a secção motivacional, falando da importncia da prova, destacamos que eles tinham condio e capacidade, e que estudando e dedicando iriam conseguir”, lembra. No processo que envolveu professores, pais e alunos, matemtica, que tinha as notas mais baixas nas avaliaes externas, foi prioridade. Em lngua portuguesa, valeram os projetos de leitura.   

SAINDO DO ATOLEIRO

O mesmo trabalho de motivao foi feito com o 9º ano, que na edio 2017 do Ideb no teve condio de ser estimado. “As provas sempre ocorrem em novembro, poca de chuva. As estradas so muito ruins, tem carruagem que nem passa”, conta Juliane. Na ltima avaliao, os estudantes foram recebidos com um belo caf da manh para prometer força durante o fiscalização. “Era importante eles se sentirem vontade, pois sabemos que muitos no tm o que consumir em moradia. Tudo isso uma forma de motivar e fazer com que eles vejam as avaliaes no de forma punitiva, mas porquê um caminho para produzir resultados bons. Mesmo estando em zona rústico, temos timos professores e uma equipe engajada, que procura educao de qualidade.” 

Os resultados muitas vezes so produzidos em meios e situaes adversas. Em 2018, os alunos da Vicente Jos Soares ficaram 47 dias sem lição por pretexto da greve dos motoristas de transporte escolar. “Alguns alunos iam escola por conta prpria. Teve gente que andou 18 quilmetros diariamente, noite, em rea rústico que nem poste de iluminao tem. E foram esses meninos que fizeram a prova no ano pretérito.” 

No ensino fundamental, os anos iniciais da escola ficaram aquém da meta (5,9) e conservaram a nota do ltimo Ideb (5,5). No 9º ano, a escola tirou 4,9 (0,1 aquém da meta). “Foi muito gratificante tambm, pois so alunos com quem temos de trabalhar a maturidade”, explica Juliane. “Educao um divisor de guas na vida da gente. uma luta para que muitos fiquem no ensino mdio. Eles trabalham o dia todo e preciso sempre ressaltar que o estudo far com que cresam profissionalmente e sofram menos no mercado de trabalho.” 

 

 

Os resultados do Ideb mostram que a nota mdia padronizada, calculada a partir das proficincias em lngua portuguesa e matemtica no Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) chegou a 4,76, um dcimo supra da maior nota anteriormente obtida pelo estado, em 2007. J no indicador de rendimento, Minas alcanou 0,84, subida de trs dcimos em relao ao maior valor alcanado, em 2013. Um dos pontos mais expressivos para invadir esses resultados foi a queda no desamparo escolar, segundo a secretaria, resultado do trabalho de procura ativa a alunos faltosos e reforo, implementados no ano pretérito.  

Outro ponto, “um risco calculado”, de combinação com Jlia Sant’Anna, foi o aumento da participao dos alunos na prova do Saeb. Em 2017, foram 56% das escolas, quanto em 2019 esse percentual subiu para 77%. “No tenho a menor dvida de que Minas voltar a ser referncia em ensino fundamental, porquê j foi, e que se tornar no ensino mdio.” 

Mas ser preciso manter o foco, para no estagnar novamente ou, pior ainda, recuar. No s em fluxo e proficincia, mas, sobretudo, no fantasma sempre presente da evaso escolar. O pânico universal de que a pandemia acentue o problema e, por isso, independentemente da unidade da federao, diminuir esses efeitos se tornou o principal duelo dos secretrios de Educao em todo o pas.  

Em Minas, durante a pandemia, a estratgia de buscar em lar estudantes que sumiram das salas de lição virtuais ganhou fora, segundo Jlia Sant’Anna. A entrega do material de estudos nominal e cada diretor tem que dar conta se determinado nome e nmero de matrcula recebeu os planos tutorados. “Alguns alunos infrequentes retornaram aos estudos no perodo remoto. Fomos de moradia em mansão e fizemos uma procura muito mais ativa que no ano pretérito”, sustenta.  

Na retomada presencial, o grande trunfo para manter o desempenho no Ideb e minimizar os riscos de evaso ser uma avaliao diagnstica de cada aluno, para uma viso precisa de fragilidades e dificuldades de estágio durante as aulas virtuais, com projecto de estudo individualizado. E as escolas campes do estado no querem perder suas posies no pdio. Na Estadual Vicente Jos Soares, todos os materiais adotados pelo estado durante o ensino remoto so impressos e entregues aos alunos, para gratificar a falta de equipamento e de entrada rede de internet na zona rústico.  

Para chegar aos rinces, o pessoal da escola usa um coche 4x4 doado pela secretaria. “O ruim que o aluno no tem tanto contato com o professor, s quando consegue acessar. s vezes, nem horrio do professor, mas por justificação dessa dificuldade na zona rústico ele responde em qualquer hora que o estudante labareda, pois muitos s conseguem entrar no aplicativo quando vo a Valadares ou mansão de um parente. Quando retornarmos ao presencial, ser trabalho de formiguinha de novo, para no diminuir nossa nota no Ideb e manter a qualidade do ensino”, afirma a diretora Juliane Pires da Costa. 

 

 

Em Patos de Minas, no Cima Paranaba, a Escola Estadual Major Mota o destaque no estado porquê o colgio da rede estadual de ensino mais muito estimado no Ideb, com nota 5,8. Com 99 alunos dos ensinos fundamental e mdio, o estabelecimento, localizado no província de Major Porto, tem mdia de oito a 10 estudantes por turma. O 9º ano, por exemplo, tem somente quatro, permitindo um ensino pra l de personalizado.  

“Quando qualquer aluno tem dificuldade, o professor rev contedo, atende no contraturno, refaz provas. A interveno pedaggica proposta no ano pretérito pela Secretaria de Educao ao término de cada bimestre foi trabalhada risca por nossos professores”, explica a diretora Marli Aparecida Barbosa Coimbra. Com uma sala de informtica para poucos, os estudantes tm ainda o pri-vilgio de ter computadores individua- lizados.    

Apesar de ter uma turminha de ouro, resta o duelo de perenidade do trajectória escolar. “Tnhamos alunos excelentes em matemtica, que sempre ganhavam medalha ou meno honrosa na Olimpada de Matemtica. Mas, no finalzinho, quase ningum manifestou interesse pelo Enem (Inspecção Pátrio do Ensino Mdio)”, conta Marli. Somente duas alunas estudaram para entrar na universidade – ambas para medicina, tendo uma delas pretérito numa instituio privada na cidade. Outros deixaram de lado os estudos para penetrar seus prprios negcios. “Minha vontade de que estudassem, pois eu sei da capacidade deles. Mas menino da zona rústico tem disso, porque comea a trabalhar cedo. frustrante para mim, porquê educadora, no ver essa perenidade.” 

‘APAGO’ O salto mostrado nessa edio do Ideb indicativo do término de um “apago no ensino a que o estado esteve submetido nos ltimos anos”, na avaliao da secretria de Estado de Educao, Jlia Sant’Anna. Crtica das metas, ela lembra que esses objetivos de notas foram calculados em 2005, h 15 anos, em uma veras na qual o Brasil tinha outra dinmica na poltica educacional. “Naquela poca, Minas Gerais era, inclusive, liderana no pas. O estado tem a segunda maior meta para o nvel mdio brasílico, atrs somente de Santa Catarina, que est aqum de ns no ranking dessa lanço de ensino”, afirma.  

“O foco de Minas precisava ser o ensino mdio, que nunca havia sido uma lanço em que o estado tivesse bastante sucesso. A edio de 2019 mostra uma poltica muito-sucedida do ensino mdio no estado”, afirma. Ela defende a reviso manente das metas a partir desse novo ciclo do Ideb, que ser medido em 2021, e a valorizao de fluxo e proficincia, para alm de metas. “Minas colheu seu melhor Ideb de ensino mdio, tendo porquê revérbero os melhores indicadores de proficincia e fluxo (aprovao), alm da segunda maior queda de desarrimo no Brasil”, diz.   

 


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