Entenda por que o “dia do lixo” pode arruinar sua dieta – Lifestyle

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Estratégia para emagrecer, em que se separa um dia de uma semana de dieta para consumir à vontade, pode, na verdade, ter efeito contrário

Entre atletas, praticantes de atividade física e pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer, é muito generalidade a adoção de uma estratégia conhecida porquê dia do lixo.

Ou seja, realizar uma alimento sem restrições, com mantimentos hipercalóricos e de inferior valor nutricional, em um único dia da semana, porquê forma de diminuir a dificuldade de seguir uma dieta restritiva.

De consonância com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia, essa prática não é recomendada. “O consumo de mantimentos porquê frituras, fast-foods e sobremesas, em um dia de pausa na dieta, cria uma teoria equivocada de recompensa durante o processo de reeducação fomentar", diz a médica.

Segundo ela, o problema é que a pessoa acaba criando expectativas muito grandes para esse dia e pode completar se descontrolando, passando a consumir compulsivamente e, consequentemente, perdendo os resultados conquistados até aquele momento. "Aliás, há um risco desse dia se estender, por exemplo, por todo o final de semana”, alerta.

O dia do lixo pode ser mormente prejudicial para pessoas que já sofrem de compulsão fomentar, pois o cocuruto consumo de calorias de uma vez só pode ser um gatilho para o transtorno.

“O mesmo vale para pessoas que estão tentando, por exemplo, reduzir o consumo de açúcar, já que a ingestão de grandes quantidades da substância em um dia pode gerar um efeito rebote no organização, com a reativação dos mecanismos de recompensa ligados ao substância e o retorno do libido por doces no dia seguinte”, explica a médica.

“Ou por outra, esses grandes desvios da dieta no início do emagrecimento podem atrasar a perda de peso, o que pode desestimular algumas pessoas a continuarem no processo”.

A médica ainda ressalta que até o termo “dia do lixo” é problemático, pois faz com que as pessoas construam uma relação errada com a comida, na qual certos vitualhas passam a serem vistos porquê vilões.

“E essa prática é prejudicial porque moraliza o que você come de maneira que pode ser aplicada a si mesmo, fazendo com que você se sinta muito ou mal com base em suas escolhas alimentares. Isso pode motivar um sentimento de culpa que te leva a consumir mais calorias do que você consumiria caso saboreasse um comida sem se sobrecarregar emocionalmente”, diz a médica. “É necessário entender que nenhum comida isoladamente será a tratamento nem a culpa de qualquer problema”, acrescenta.

As pausas na dieta, ressalta a nutróloga, são realmente necessárias, pois, além de facilitarem o processo de reeducação fomentar, ajudam a combater o efeito platô.

“Em seguida um emagrecimento considerável, é generalidade que o organização reduza o gasto calórico e ocorra uma subtracção na perda de peso, o que é divulgado porquê efeito platô. Logo, aumentar a ingestão calórica e, em seguida, reduzi-la novamente fará com que o metabolismo permaneça depressa mesmo com uma menor ingestão de mantimentos, promovendo assim perda de peso”, destaca a nutróloga.

O melhor é que, ao invés de consumir uma grande quantidade de mantimentos hipercalóricos e pouco nutricionais durante um único dia, você evite adotar dietas tão restritivas e permita-se realizar refeições agradáveis em pequenas quantidades ao longo dos dias.  “Você pode, por exemplo, escolher uma repasto da semana para consumir com moderação qualquer comida, o que, ao contrário de uma atitude de tudo ou zero, auxilia na realização de boas escolhas alimentares e torna provável ter comida que agrade ao seu paladar, enquanto ainda perde peso”, recomenda a dra. Marcella Garcez.


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