Dez curiosidades importantes sobre o moca

[ad_1]
Pixabay Brasil é o maior produtor de moca do mundo Pixabay

Ouvimos expor que cerveja, futebol e carnaval são as principais paixões do brasiliano. Só que nessa preferência dá para incluir também um item que está presente em diversos lares. O moca, publicado pelo odor aconchegante, sempre cai muito para as pessoas que não dispensam apreciá-lo a qualquer hora do dia. Mas antes de saborear a bebida, será que já nos importamos sobre a sua história?

Em parceria com o LeiaJá, a jornalista Anamaria Melo, que administra no Instagram o @cafesrecife, selecionou dez curiosidades interessantes e necessárias sobre o moca. Porquê surgiu? Qual o país que mais consome o resultado? Existe um preparo ideal? Confira aquém as respostas para esses questionamentos.

1 - O moca foi desvelado há pelo menos milénio anos. Não se sabe exatamente qual a sua origem, mas muitos acreditam que o surgimento se deu na África Ocidental. Pastores itinerantes da África misturavam grãos de moca com gordura e temperos para preparar "barrinhas energéticas".

2 - A indústria do moca utiliza a degustação, porquê acontece com os vinhos, para medir e controlar a qualidade dos grãos. O moca normalmente é classificado em uma graduação de 0 a 100. São considerados cafés especiais aqueles com pontuação supra de 80.

3 - Dizem que Francisco de Melo Palheta foi quem trouxe ao Pará, em 1727, as primeiras vegetação de moca. Ele havia sido incumbido da missão de verificar problemas de demarcação na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Durante a missão, ele teria se enamorado pela esposa do governador da capital de Guiana Francesa, Madame D'Orvilliers. Ela teria oferecido sementes de moca a Palheta, que retornou ao Brasil com elas.

4 - O moca é uma bebida excitante, porque a cafeína impede que uma substância química denominada adenosina conecte-se com seus receptores e provoque sonolência. Esse bloqueio também leva a uma produção de adrenalina, o que aumenta a disposição de quem bebe.

5 - Um dos principais países produtores de moca do mundo, a Colômbia tem moca que costumam ser ricos e encorpados. Alguns agricultores colhem os frutos somente entre setembro e dezembro.

6 - O Brasil é o maior produtor de moca do mundo. No país, cultiva-se principalmente o moca Arábica, nas variedades Mundo Novo e Icatu, entre outras. O Brasil consome muro de 50% do moca que produz.

7 - O moca pode ser harmonizado com outras bebidas, grãos, frutos, ervas e laticínios para gerar experiências sensoriais incríveis. Uma sugestão é o latte de figo e amêndoas (250 ml de leite vaporizado + 1 colher de chá de núcleo de amêndoa + 5 gotas de xarope de figo + 100 ml de moca).

8 -  Os principais inimigos do moca são oxigênio, calor, luz, umidade e odores fortes. Por isso, não é recomendado armazenar o moca em geladeira, por exemplo. O ideal é armazenar os grãos em uma embalagem hermética, em lugar sedento e escuro, longe de odores fortes.

9 - A duração da vegetal de moca é, em média, de 20 a 30 anos, podendo chegar a 80. O ciclo de vida da vegetal tem, em linhas gerais, três fases: incremento, tempo produtiva e declínio.

10 - O moca cresce em diversos tipos de solo, mas o terreno mais adequado para o cultivo deve ter uma quantidade equilibrada de nitrogênio, potássio, magnésio, cálcio e fósforo, entre outros micronutrientes.


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia