Deputado opositor que convocou protestos na Venezuela tem isenção retirada – Internacional

[ad_1]

A Parlamento Constituinte da Venezuela retirou nesta tera-feira a isenção parlamentar do deputado opositor Juan Pablo Guanipa e autorizou o Tribunal Supremo de Justia (TSJ) a process-lo por "traio ptria".

Essa instncia, que rege com poderes absolutos e composta exclusivamente por membros do chavismo, aprovou por unanimidade um negócio que "procura saciar a demanda de justia" dos afetados por "guarimbas terroristas", porquê os governistas se referem aos protestos contra o governo do socialista Nicols Maduro.

"Ratificado!", afirmou a deputada Tania Daz em meio a aplausos, aludindo medida que j foi aplicada a outros 15 deputados acusados de participar em um levantamento militar contra Maduro no ltimo 30 de abril.

A deciso chega depois de Guanipa convocar protestos para a prxima quinta-feira para denunciar a situao de Zulia (oeste), estado petroleiro afetado por apages de at 12 horas por dia e escassez de combustvel, gua e gs domstico.

O chavismo tambm convocou mobilizaes para esse dia.

"Aos guarimberos (...) que querem voltar violncia, o que os espera a priso", ameaou Maduro nesta tera, sem mencionar Guanipa.

As manifestaes por Zulia, previstas em vrios estados, so apoiadas pelo encarregado parlamentar Juan Guaid, reconhecido porquê presidente interino da Venezuela por meia centena de pases e que tambm teve sua isenção retirada em abril pretérito.

"O regime evidencia seu temor mobilizao nas ruas, s convocatrias deste 24 de outubro em solidariedade com Zulia (...). Arremetem contra Juan Pablo Guanipa por sua liderana em resguardo dos zulianos. Todo o nosso escora. Seguimos firmes", tuitou Guaid.

Embora na Venezuela a retirada da isenção parlamentar deva ser decidida pelo Legislativo - o nico poder nas mos da oposio - a mxima namoro, de risca governista, declara nulas todas as suas atuaes por considerar que a cmera est em "desacato".


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia