COVID-19: veja porquê foi a reabertura de cidades na Grande BH – Gerais

[ad_1]

Depois que o governador Romeu Zema (Novo) determinou, na sexta-feira (16/04), que a Grande-BH regredisse para vaga vermelha, alguns prefeitos publicaram decretos flexibilizando algumas atividades.

 

Alm de Descrição, Pedro Leopoldo e Novidade Unio, outros quatro municpios tambm retomaram atividades com restries. Novidade Lima, Sabar, Caet e Santa Luzia. Em Novidade Lima o decreto 11.253/2021, do prefeito Joo Marcelo Pereira (Cidadania), alm de autorizar o comrcio, tambm abriu templos e igrejas, hotis, cinema e teatro, mas todos com restrio de lotao mxima de 50% da capacidade e com distanciamento. Tambm os parques e cachoeiras podero receber visitantes, mas nas mesmas propores. 

 

Raquel diz que fechamento foi parcial e que em alguns pontos nobres de Nova Lima h
Raquel diz que fechamento foi parcial e que em alguns pontos nobres de Novidade Lima h aglomerao (foto: Registo pessoal)

 

No essa a percepo da artes Raquel Monteiro, 62 anos, "cá, porquê em todos os lugares, ningum respeita zero. Preferem negar a pandemia. Ontem, cá no bairro (Jos de Almeida) o bar estava lhano. Eu mesmo no tenho sado porque tenho asma e tento me poupar. Mas supermercados nunca fecharam. Moro ao lado de um, e tem outro na MG 30, que faz secção de um conglomerado de comrcio: panificação, pizzaria, lar de rao, farmcia. Todos cheios no término de semana. Famlias inteiras frequentam normalmente."

 

 

Em Santa Luzia, a situao no parece muito dissemelhante. O professor Edmilson Ribeiro de Assis, 60 anos, conta que "alguns estabelecimentos esto fechados, outros com as portas entreabertas e alguns totalmente abertos. Tenho sado e feito algumas compras em sacolo e supermercado." Ele conta que na escola que d lição, no província de Pinhes, j houve trs mortes de professores por COVID-19 e um encontra-se intubado.

 

O professor Edmilson j
O professor Edmilson j perdeu trs colegas vtimas de Covid na mesma escola em Santa Luzia (foto: Evandro Guimares/Registo pessoal)
 

 

Na sexta-feira (16) o prefeito representante Christiano Xavier (PSD) publicou em sua conta no Twitter sua "satisfao" pela reabertura de atividades. “Tudo liberado! A partir desse sbado, Santa Luzia volta com todo o comrcio, atividades esportivas, educativas e afins. Somente as feiras livres, porquê a do Pamital, que ainda no! Mas mantenham todos os cuidados e protocolos exigidos. O momento ainda requer cuidados”, postou o prefeito. Xavier chegou a acionar a justia pela retomada.

 

Para o agente executivo governamental, Tales Yori Ribeiro, 30 anos, o fechamento em Santa Luzia "foi pra ingls ver". "O prefeito incentiva o tratamento precoce com cloroquina e ivermectina, e, na real, essa cidade nunca fechou de verdade."

 

Em Caet,  Lucas Coelho (Avante) decretou que todas as atividades podem funcionar na vaga vermelha, "desde que cumpram algumas regras, porquê o distanciamento e limitao mxima de pessoas: distncia de 3m entre clientes, mximo de 30 pessoas por evento, uma pessoa a cada 10 metros quadrados e ocupao de hotis e atrativos culturais limitada a 50% da capacidade. Para servios no essenciais, restringido um cliente para cada atendente."

 

O jornalista Kleber Santos diz que as opini
O jornalista Kleber Santos diz que as opinies esto divididas em Caet (foto: Registo pessoal)

 

O jornalista e radialista Klber Santos, 60 anos, diz que a deciso dividiu opinies, inclusive entre comerciantes. "Uns vo se manter fechados at que os nmeros  da pandemia pelo menos deem mais segurana populao. Mas a maioria do comrcio lugar est ensejo e os bares e restaurantes (nem todos) esto reabrindo hoje (17/4)". Caet registra 53 bitos pela COVID-19 e 2.253 casos suspeitos da doena.

 

"E o que mais nos aflige a impossibilidade de casos medianos e mais complexos no terem cá infraestrutura para o pleno atendimento. A vacinao atingiu os idosos de 66 anos, e esperamos que na prxima semana tenha um avano no processo", completou Klber. 

 

Tambm em Sabar, o comrcio no importante voltou a funcionar. Mas foi mantida a proibio da venda de bebidas alcolicas para o consumo no lugar ou em qualquer espao pblico. De contrato com o Decreto Municipal Nº 341/2021, assinado pelo prefeito Wander Borges  (PSB) permanecem proibidas as festas e os eventos, pblicos ou privados, com qualquer quantidade de pessoas. 

 

(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
 

 

Vaga vermelha

 

As cidades da vaga vermelha podero reabrir as atividades no essenciais:

 

Comrcio no principal

Atrativos culturais e naturais

Atividades esportivas 

Eventos com at 30 pessoas  

Hotis podem funcionar com 50% da capacidade

As igrejas podem perfurar. Os prefeitos tm autonomia para instituir o fechamento do que acharem necessrio, de conciliação com a veras da pandemia de cada lugar. 

Vaga roxa

 

Os municpios que permanecem na vaga roxa continuam seguindo as restries de fechamento de todo o comrcio no importante: 

 

Bares e restaurantes

Cinemas

Shoppings

Academias

Sales de formosura

Lojas de roupas e calados

Parques

Eventos

Shows

 

H ainda barreiras sanitrias em pontos estratgicos das cidades e fiscalizao mais rgida com aplicaes de multas em caso de descumprimento dos protocolos.


[ad_2]
Nascente Notícia -> :Fonte Notícia