Conheça a União Ciclística Internacional (UCI)

[ad_1]

A União Ciclística Internacional é conhecida pela sua sigla UCI ou porquê Union Cycliste Internationale, por desculpa do seu nome original em gálico.

É o órgão governante mundial responsável pela regulação do ciclismo de competição. Ou por outra, também garante que o regulamento seja aplicado em eventos internacionais das suas diferentes modalidades.

A UCI reúne as principais federações nacionais de ciclismo do mundo. Portanto, ela é responsável por representá-las perante o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Mas por que foi necessário fundar a União Ciclística Internacional? E porquê a sua atuação ajuda a prometer que o ciclismo porquê esporte seja praticado de uma maneira moral e profissional? A seguir, veremos a história do ciclismo e do seu principal órgão representativo, a UCI.

As origens do ciclismo

Porquê é fácil supor, as origens do ciclismo estão inevitavelmente ligadas à geração da bicicleta. Esse meio de transporte tão popular atualmente só começaria a ser desenvolvido nos últimos anos do século XVIII, portanto, seria impossível falar de ciclismo recreativo ou competitivo anteriormente.

De traje, a primeira competição de ciclismo que foi registrada ocorreu em maio de 1868, com a participação de exclusivamente sete ciclistas.

Naquele momento, o britânico James Moore foi coroado vencedor em um pequeno giro nos periferia de Paris. O desportista competia com uma bicicleta de madeira, com rodas de ferro e pinhão fixo.

No entanto, a primeira corrida solene de ciclismo ocorreria quase um ano e meio depois, no final de 1869. Mais de 100 ciclistas começaram a competição ao ar livre, mas exclusivamente murado de 30 conseguiram completar os 123 km entre Paris e Rouen.

União Ciclística Internacional: funções e competições

Um pouco interessante sobre as primeiras competições e exibições de ciclismo é que elas geralmente estavam associadas ao objetivo de promover a bicicleta.

Ela não era somente um brinquedo ou inferior de lazer, mas também um meio de transporte capaz de suportar longas distâncias. Por isso, pouco a pouco, os circuitos de corrida começaram a ter mais e mais quilômetros…

Desde as primeiras organizações até a instalação da UCI

Não demorou muito para que o novo esporte chamado ciclismo ganhasse popularidade e conquistasse milhares de adeptos. Prova disso é que, em janeiro de 1870, depois de menos de dois anos da primeira corrida solene, o primeiro clube de ciclismo do mundo seria fundado em Florença, Itália.

Um ano depois, em 1871, o mesmo aconteceria na Holanda e depois no Reino Unificado e na Espanha, em 1878. No entanto, a primeira associação pátrio de ciclismo seria criada na França, em meados de 1881. Isso também levou à realização do primeiro campeonato pátrio de ciclismo de estrada.

Apesar disso, o ciclismo só conquistaria uma representação internacional em 1892, depois a geração da Associação Internacional de Ciclismo, em Londres. Porém, oito anos depois, em 1900, a União Ciclística Internacional seria fundada em Paris com o base de seis nações: Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Suíça.

Desde logo, a UCI se estabeleceu porquê o principal órgão regulador de competições e ciclistas, eventos e exibições de ciclismo em nível internacional. Atualmente, a sua sede está localizada em Aigle (Suíça) e ela é composta por 184 associações nacionais, organizadas em cinco confederações continentais.

União Ciclística Internacional: funções e competições

Conforme mencionamos na introdução, a função mais abrangente e fundamental da UCI é a de regular a prática do ciclismo de competição em nível internacional.

Em ação articulada com as associações nacionais, ela é responsável por prometer que o Regulamento do Ciclismo seja aplicado em cada modalidade, mormente durante competições e eventos internacionais.

As origens do ciclismo

Aliás, a União Ciclística Internacional realiza uma detalhada rotina de controle dos equipamentos e acessórios utilizados nas competições.

Nas últimas décadas, a UCI também vem reforçando ações concretas para promover o fair play e para combater os casos de doping. Em resumo, trata-se de prometer que o ciclismo porquê esporte seja disputado de forma transparente e em paridade de condições para todos os competidores.


[ad_2]
Manancial Notícia -> :
Fonte da Notícia -> Clique Aqui