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Porquê montar uma ROTINA DE TREINO que de resultados?



Montar uma ROTINA DE TREINO

Com a correria de o dia a dia montar uma rotina de treinamento que realmente traga benefícios é algo que a maioria das pessoas não fazem.

Isso, de certa maneira acaba impactando nas metas, ou seja, deixando longe os objetivos desejados. Sem contar, que boa parte dos indivíduos muitas vezes também não sabe como organizar uma rotina de treino, seja pela falta de informação, conhecimento e tempo.

Montar uma planilha de treino é complexo, mas quando bem orientado torna-se possível alcançar excelentes resultados.

Tal que para ajudar em mais uma missão, o dicas de treino vai esclarecer detalhadamente como montar uma rotina de treino eficiente para obter benefícios na musculação.

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Sabemos que conciliar trabalho, alimentação e treino não é uma tarefa fácil. No entanto, vamos mostrar que quando se tem orientação nada se torna impossível.

A palavra chave de tudo é planejamento, pois sem ele, nada acontece.

Então, antes de montar uma programação mensal, tanto para iniciantes quanto para intermediários e avançados é preciso de alguns fatores.

Por isso, vamos apresenta-los.

Segue aí!

 

Organização Diária

 

O primeiro passo é organizar a rotina, que o indivíduo tem em seu dia para realizar seus compromissos, como por exemplo, horário de acordar, trabalho, intervalos, tempo livre e claro, tempo de dormir.

Além disso, a alimentação é fator essencial nesta rotina, até porque ficar sem comer não é a melhor forma de obter resultados e sim, acaba prejudicando a saúde.

Deste modo, estabelecer os horários e afazeres do dia a dia vai ajudar muito a conquistar o corpo desejado.

Comer correndo, fazer um treino mais ou menos, enfim, realizar tudo na pressa não vai funcionar. O ideal é organizar a rotina e colocar tudo na ponta do lápis.

Depois de colocar no papel qual necessário de cada atividade feita no dia começa a parte da divisão de treino, onde cada indivíduo terá o seu tempo e quantidade dias para realizar o treinamento.

Nessa fase é preciso estabelecer o objetivo a conquistar, como: hipertrofia, hipertrofia e definição ou emagrecimento.

Em seguida, é começar a montar o treino.

Por isto, segue as dicas de como montar uma rotina de treino eficiente!

 

Nível de Treinamento

 

Identificar de maneira correta o seu nível de treinamento é algo primordial. O método mais básico e geral envolve de prática de musculação:

 

Frequência de Treinamento

 

Não adianta querer ultrapassar os níveis de musculação, isto é, fazer um treino ABCDE se só consegue ir à academia três vezes por semana, da mesma forma que treinar sete vezes por semana não traz resultados. Então, confira as sugestões de frequência:

 

Divisão de Treinamento

                                

Utilizar uma divisão incorreta pode além de não gerar resultados esperados, causar lesões. Torna-se necessário ficar atento a este ponto, tal que indicamos a seguinte divisão:

 

Número de Exercícios

 

O número de exercícios feito durante o treino também é fator importantíssimo para obter bons resultados. Sem excesso, mas com um limite bom de exercícios que trabalhe todos os músculos da melhor maneira:

 

Tipo de Movimentos

 

Abusar de exercícios multiarticulares é uma boa pedida. Inserir os seguintes padrões de movimentos torna-se algo indispensável:

Puxar: puxada e barra fixa

Empurrar: supino e flexão de braço

Remar: remada fechada e remada aberta

Desenvolver: desenvolvimento e flexão em parada de mão

Agachar: agachamento e afundo

Estabilizar: ponte ventral e ponte lateral

Levantar: terra, stiff e extensão lombar

Flexionar: abdominais e rotações

 

Organização dos Exercícios

            

Tão importante quanto a qualidade dos exercícios é a sua organização dentro do treinamento. Segue as sugestões para cada nível:

 

Iniciante

A: Todos os movimentos.

AB: (A) Membros superiores e (B) Membros inferiores ou (A) Peito/Ombro/Tríceps e (B) Costas/Bíceps/Perna.

 

Intermediário

AB: (A) Membros superiores e (B) Membros inferiores ou (A) Peito/Ombro/Tríceps e (B) Costas/Bíceps/Perna.

ABC: (A) Peito/Ombro/Tríceps, (B) Costas/Bíceps e (C) Perna.

 

Avançado

ABC: (A) Peito/Ombro/Tríceps, (B) Costas/Bíceps e (C) Perna.

ABCD: (A) Peito/Ombro, (B) Costas, (C) Tríceps/Bíceps e (D) Perna.

ABCDE: (A) Peito, (B) Costas, (C) Ombro, (D) Perna e (E) Tríceps/Bíceps

 

Número de Séries e Repetições para Hipertrofia

 

Para estar em sincronia o número de exercícios, séries e repetições devem ser estimuladas de forma ideal, como:

 

Com relação ao número de repetições é preciso apropriar ao tipo de incentivo, de combinação com as análises:

Hipertrofia – 6-12 repetições com 1-2 segundos na período concêntrica e 2-3 segundos na excêntrica.

Força – 1-6 repetições com explosão na tempo concêntrica e 2 segundos na excêntrica.

Velocidade – 2-10 repetições com explosão na período concêntrica e excêntrica.

Explosão – 1-5 repetições com explosão na tempo concêntrica e 1 segundo na excêntrica.

Resistência – 10-20 repetições com 1-5 segundos na período concêntrica e 1-5 segundos na excêntrica dependendo do número de repetições.

 

Confira aquém um vídeo explicativo do Desportista Eduardo Miranda explicando sobre porquê montar uma rotina de treino eficiente:

 

O desportista ainda dá um exemplo de porquê é um treino eficiente para os braços.

Segue aquém:

Segunda-Feira: Peitoral / Tríceps

Terça-Feira: Costas / Bíceps

Quarta-Feira: Pernas / Coxas

Quinta-feira: Folga

Sexta-feira: Ombros / Trapézio

Sábado: Tríceps / Bíceps / Antebraços

Domingo: Folga

 

Finalizando…

Para obter resultados na musculação é preciso seguir alguns princípios básicos nas quais relatamos neste texto.

Se ignorar isso em qualquer momento consequentemente irá patinar, ou seja, parar, os resultados não vai romper.

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Conforme ressaltou o desportista Eduardo Miranda ressaltou no vídeo, para atingir resultados e sempre progredir é preciso organizar-se e otimizar , pois só assim para identificar onde esta errando e não cometer o mesmo erro novamente.

Portanto, agora é só montar o treino de entendimento com suas características e manter a disciplina.

Uma certeza é indumentária: os bons resultados virão, porque as dicas de porquê organizar um treino eficiente acabaram ser esclarecidas.

 





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