Rodeio de Presépios e Lapinhas integra programação de Natal em Minas

[ad_1]

Quem estiver no interno de Minas Gerais durante o período natalino poderá visitar os 300 presépios que estão no guia online do “Rotação de Presépios e Lapinhas”, disponível no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O rotação, promovido desde 2016, em parceria com os municípios, estará desobstruído à visitação pública até 6 de janeiro, Dia de Reis.

Ao todo, 190 cidades tiveram presépios residenciais e comunitários cadastrados. Municípios de todas as regiões do estado integram o roteiro e recebem visitantes de diversos lugares durante o período natalino.

Santa Luzia, a 20 quilômetros de Belo Horizonte, é o município com o maior número de presépios no rotação. Quem passar pela cidade nessa estação terá 16 locais para visitar. Com 15 presépios, Medina, no Vale do Jequitinhonha, pelo segundo ano também se destaca.

Outros municípios porquê São Francisco, no Setentrião do estado, e Jaboticatubas, na Região Metropolitana, aparecem também no guia online de presépios.

Desde a primeira edição, realizada em 2016, mais de 1,2 milénio presépios foram cadastrados. Na terceira edição, em 2018, muro de 200 estruturas montadas em 130 cidades diferentes foram abertos para visitação pública.

Em Minas Gerais, a tradição dos presépios está presente desde o século XVIII, com muitos deles montados nos oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.

Foto: Sílvio Azevedo / Iepha-MG


[ad_2]
Manancial Notícia -> :Fonte Notícia